ANÁLISE COMPARATIVA DE EFICIÊNCIA DA PRODUÇÃO DA CULTURA DA CANA-DE-AÇUCAR NOS ESTADOS DE SÃO PAULO E PARANÁ ENTRE OS ANOS DE 2007 A 2017
Palavras-chave:
, Economia. Canavieira. Saccharum officinarumResumo
O objetivo deste trabalho foi apresentar um quadro representativo da efetividade de produção da cultura da cana nos maiores produtores da cultura no país, os estados do Paraná e São Paulo. Tomando por base, números dos últimos dez anos do anuário Agrianual, realizando assim, uma análise comparativa e evolutiva da cana-de-açucar, do ano de 2007 até o ano de 2017. Levando em conta fatores, como: área plantada (colhida) e produtividade. As pesquisas se deram na biblioteca da FAFRAM nos meses de junho e julho utilizando o Agrianual de 2018 disponível para acadêmicos. Posteriormente utlizando dados do mesmo, foram feitos gráficos das variações, bem como comparações de efeticidade de produção dos dois estados. A produção média do estado do Paraná no ano de 2007 era de 86,1 toneladas por hectare, no ano de 2017 teve uma queda chegando a produzir 77,8 toneladas por hectare. Por outro lado São Paulo aumentou sua produção foi de 65,9 para 73,77 toneladas por hectare. No entanto o estado do Paraná se mostrou mais eficiente na produção canavieira.
Referências
AGRIANUAL. Anuário da agricultura brasileira. 23. ed. São Paulo: FNP Consultoria e Comércio, p.218-235. 2018.
CONAB. Acompanhamento da safra brasileira Cana-de-açucar. Observatório Agrícola, v. 5, n.2, 2018. Disponível em: https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/cana. Acesso em 30 de junho de 2018.
PRADO JUNIOR, Caio. História econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1970. Disponível em: http://resistir.info/livros/historia_economica_do_brasil.pdf. Acesso em 5 de julho de 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).