PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PARA UM COMÉRCIO DE ARTIGOS ESPORTIVOS E BRINDES DE FRANCA-SP
Palavras-chave:
lucro presumido, simples nacionalResumo
Este trabalho objetiva, por meio da coleta de dados correspondentes ao valor da receita mensal, custos, despesas e lucro, identificar qual regime tributário é mais vantajoso para uma empresa que está iniciando suas atividades. Considerando que as organizações buscam cada vez mais maximizar receitas e minimizar custos e despesas, um planejamento tributário torna- se ferramenta essencial para diminuir a carga tributária incidente sobre as atividades desempenhadas pela empresa.. Foram examinados os resultados de cada regime- Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional, e as conclusões apontam que dentre eles, o Simples Nacional apresenta menor carga tributária sobre as receitas obtidas nesse períodoReferências
ANDRADE FILHO, Edmar Oliveira. Imposto de Renda: CSLL, Operações de Hedger, Preço de Transferência, Planejamento tributário, Reorganização Societárias. 7° ed. São Paulo. Atlas 2010
BRASIL. Decreto n. 3.822, de 10 de fev. de 2012. Icentivo ICMS para o empresas do Simples Nacional do Paraná, Curitiba,PR, fev 2012.
LATORRACA, Nilton. Legislação tributária: uma introdução ao planejamento tributário. 10 ed. São Paulo: Atlas, 1985.
SANTOS, Adiléia Ribeiro; OLIVEIRA, Rúbia Carla Mendes de. Planejamento Tributário com Ênfase em Empresas Optantes pelo Lucro Real. In: 18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE, Gramado
– RS, 2008.
BRASIL. Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Para reorganizar e simplificar a metodologia de apuraçãodo imposto devido por optantes pelo Simples Nacional. Brasília, 2006. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/LCP/Lcp123.htm. > Acesso em: 22 abril 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).