ESTUDOS SOBRE A PREVENÇÃO DA LETALIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTE NO BRASIL
Palavras-chave:
mortes, crianças, adolescentes, atualidade, prevençãoResumo
O Brasil está sendo considerado através de várias pesquisas realizadas, o país onde há o maior número de homicídios de Crianças e Adolescentes. Diante de tal resultado, esse trabalho buscou saber quais são os grupos de crianças e adolescentes mais vulneráveis a esse tipo de crime. Assim como também quais são os elementos que devem auxiliar na redução desses índices, como a participação da família na vida desses jovens, da sociedade, da comunidade e do Estado. A partir dos dados estatísticos apresentados, buscaram-se saber quais são os programas de prevenção a letalização de Crianças e Adolescentes no Brasil, e sua funcionalidade para evitar que esses homicídios aumentem cada dia mais.
Referências
BRASIL. Lei no. 8.069/90. Estatuto da Criança e do Adolescente, 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Centro Gráfico do Senado Federal, 1991.
BLOOM, Allan. O declínio da cultura ocidental. São Paulo: Best Seller, 1989.
CURY; GARRIDO; MARÇURA. Estatuto da Criança e do Adolescente anotado. 3. ed. rev. E atual. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2002.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos da Teoria Geraldo do Estado, 23ª Ed., São Paulo, Saraiva, 2003.
ELIAS, Roberto João. Comentários ao Estatuto da Criança e do Adolescente ( Lei n. 8069, de 13 de julho de 1990). São Paulo: Saraiva, 1994
DEL-CAMPO, Eduardo Roberto Alcântra; Oliveira, Thales Cézar de. Estatuto da Criança e do Adolescente. 2. Ed. Atual. de acordo com as Leis nºs 11.185, de 7 de outubro de 2005, e 11.259. de 30 de dezembro de 2005. São Paulo: Atlas, 2006.
FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA. Disponível em: www.unisef.gov.br acessado em 10/06/2018 às 16:00hs
https://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2012/MapaViolencia2012_Criancas_e_Adolescentes.pdf acessado em 23/05/2018 as 16:15hs
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).