UROLITÍASE BILATERAL EM RINS E VESÍCULA URINÁRIA DE CADELA: RELATO DE CASO
Resumen
Urolitíase é caracterizada pela formação de cálculos em qualquer parte do aparelho urinário, é uma afecção muito frequente na clínica de pequenos animais, ocorrendo em diversas idades, raças e, em ambos os sexos. Vários fatores estão relacionados à formação de urólitos nos animais, sendo a nutrição e baixa ingestão de líquidos importantes fatores predisponentes. Os sinais mais observados são hematúria, disúria e polaciúria. O diagnóstico é baseado no histórico e sinais clínicos, além do exame físico, de urina e exames complementares, principalmente os de imagem. Existe tratamento conservativo e cirúrgico, sendo o cirúrgico mais indicado nos casos em que o urólito não pode ser dissolvido. O presente trabalho relata um caso de urolitíase em ambos os rins e vesícula urinária de cadela adulta, castrada, da raça Shih Tzu que apresentava hepatopatia concomitante. Foi realizado tratamento conservativo que permitiu um bom manejo da situação.Descargas
Archivos adicionales
Publicado
2018-11-19
Número
Sección
VII Congresso de Iniciação Científica da FE
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Cómo citar
UROLITÍASE BILATERAL EM RINS E VESÍCULA URINÁRIA DE CADELA: RELATO DE CASO. (2018). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 3(3). https://nucleus.feituverava.com.br/index.php/eventoscientificos/article/view/3359