ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A CRIANÇAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumen
RESUMO:
Objetivo: relatar a experiência de alunos de graduação do curso bacharelado em Enfermagem, a partir de uma realização de uma oficina de grupo, com vinte participantes, sobre a assistência de enfermagem a crianças vítimas de abuso sexual atendidos em Estratégias de Saúde da Família. Material e método: relato de experiência, fundamentado na abordagem da violência sexual por meio da realização de uma oficina de grupo durante aula ministrada em uma disciplina do quinto ciclo do curso de enfermagem de uma faculdade de ensino superior do interior do estado de São Paulo. Resultados: na avaliação final da dinâmica, verificou-se um maior interesse dos discentes por estratégias que facilitassem o manejo de questões envolvendo a assistência de enfermagem a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, bem como pela discussão do tema em sala de aula com o intuito de garantir uma formação crítico-reflexiva sobre o cuidado de enfermagem. Considerações finais: a criança em situação de risco e vítima de violência sexual deve ser acolhida na perspectiva da integralidade e da assistência humanizada.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).