A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO EXTRACURRICULAR EM UM SERVIÇO DE HEMODIÁLISE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Amanda Nascimento Campos Oliveira, Fabrine Aguilar Jardim, Maria Gabriela Rodrigues Gontijo

Resumo


Objetivo: relatar a experiência e vivências durante a realização de estágio extracurricular em um serviço de hemodiálise de um município do estado de São Paulo. Materiais e método: trata-se de um relato de experiência, que emerge das experiências e vivências de uma aluna durante um estágio extracurricular em um serviço de diálise. Utilizou-se um diário de estágio e a observação, como técnicas para coleta de dados. Resultados: as experiências e vivências emergem da realização atividades voltadas para a gestão e assistência, referenciando as mesmas a competências do profissional do setor, como organização, supervisão e promoção da assistência em enfermagem possibilitando a proteção à saúde de forma ética e humanizada do portador de doença renal crônica. Considerações finais: a experiência foi significativa, integrando diferentes profissionais na troca de saberes e proporcionando uma reflexão sobre as práticas desenvolvidas no campo de estágio.


Palavras-chave


Relato de Experiência. Hemodiálise. Enfermagem

Texto completo:

PDF

Referências


Neto JMR et al. Fístula arteriovenosa na perspectiva de pacientes renais crônicos. Enferm. foco [Internet]. 2016 março. 7(1): 37-41. Disponível em: < http://revista.portalcofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/663/282/>. Acesso em: 21.set.2018.

BEZERRA,K. V; SANTOS, J. L. F. O cotidiano de pessoas com insuficiência renal crônica em tratamento hemodialítico.Daily life of patients with chronic renal failure reiceiving hemodialysis treatment .Revista Latino-Americana. v 16, n 4, p 686-691, 2008 julho. Disponível em: . Acesso em: 21.set.2018.

BECK, C. L. C et al. Identidade profissional de enfermeiros de serviços de saúde municipal. Cogitare Enfermagem, v 14, n 1, p 114-119, 2009.

NOLETO et al. O papel dos profissionais de enfermagem no cuidado ao paciente em tratamento hemodialítico: revisão integrativa. Rev enferm UFPE online. Recife, 9( Supl.10): 1580-6, dez, 2015. Disponível em: < https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/10873/12112/>. Acesso em: 21.set.2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.