CONFABULANDO COM FÁBULAS

Autores

  • Héllen Cristina Silva Aguiar Inácio Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
  • Sueli Silva Gorricho Costa Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3106

Palavras-chave:

Literatura. Leitura. Interpretação. Autoria.

Resumo

Este trabalho, propõe uma reflexão acerca da atual situação do aluno-leitor e de sua competência leitora, além de apontar uma possível intervenção para incentivar o desenvolvimento da leitura polissêmica por meio do letramento literário. Objetiva defender que a Literatura é capaz de sensibilizar, inquietar e motivar um leitor inicial. E, para tanto, demonstra na prática como tornar possível tal atividade. Articulando com a teoria, expõe experiências de ensino e de leituras de fábulas, as quais resultaram na publicação de uma coletânea escrita pelos alunos. Fundamenta-se teoricamente na Análise da teoria literária, na Análise do Discurso francesa e na Teoria Bakhtiniana. Este trabalho demonstra ser possível a adaptação de um material didático às necessidades do aluno, e, a análise de obras literárias, com textos significativos, mesmo nas séries iniciais do Ensino Fundamental, possibilitando gestos interpretativos polissêmicos, os quais geram (re)escritas autorais, o que permite a assunção do sujeito-leitor a sujeito-autor. Adotou-se uma metodologia de pesquisa aplicada, numa abordagem qualitativa de natureza explicativa, além de sugestão de uma prática docente.

Biografia do Autor

  • Héllen Cristina Silva Aguiar Inácio, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
    Licenciada em Letras e Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava. Mestranda pela UFTM - MG
  • Sueli Silva Gorricho Costa, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava
    Professora da Fundação Educacional de Ituverava. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras.

Downloads

Publicado

30.04.2019

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

61-70 de 100

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>