ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: POR QUE NÃO AVANÇAMOS?
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1360Palavras-chave:
Escrita. Leitura. Letramento. Alfabetização. Ensino Fundamental.Resumo
Ensinar a ler e a escrever continua, até os dias atuais, a ser uma das tarefas especificamente escolares. Um número muito significativo de crianças fracassa já nos primeiros passos da alfabetização e do letramento. Sabe-se que os debates sobre esses dois processos se intensificam a cada dia e novas perspectivas são apontadas, mas ainda não avançamos o suficiente. Partindo desse princípio pretende-se com essa pesquisa, embasada pela Linguística Textual, Sociolinguística e Psicolinguística, apresentar análises de textos produzidos por alunos dos anos iniciais, focando como o trabalho na área da linguagem deve introduzir a criança no mundo da escrita, tornando-a um cidadão funcionalmente letrado. Serão norteadores teóricos dessa pesquisa, conceitos como: escrita, letramento, alfabetização, mediação, psicogênese, psicolinguística, sociolinguística, a partir de autores como Soares, Tfouni, Pacífico, Buin, Kleiman, Smolka, Kato, Ferreiro, Vygotsky, dentre outros, que consideram que os professores que pautam suas práticas principalmente na cartilha e livros didáticos, não contribuem para que o aluno se aproprie da leitura e escrita.Downloads
Publicado
23.10.2014
Edição
Seção
Seção I
Licença
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.Como Citar
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: POR QUE NÃO AVANÇAMOS?. (2014). Nucleus. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1360