ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: POR QUE NÃO AVANÇAMOS?

Autores/as

  • Alessandra Pereira Nascimento Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1360

Palabras clave:

Escrita. Leitura. Letramento. Alfabetização. Ensino Fundamental.

Resumen

Ensinar a ler e a escrever continua, até os dias atuais, a ser uma das tarefas especificamente escolares. Um número muito significativo de crianças fracassa já nos primeiros passos da alfabetização e do letramento. Sabe-se que os debates sobre esses dois processos se intensificam a cada dia e novas perspectivas são apontadas, mas ainda não avançamos o suficiente. Partindo desse princípio pretende-se com essa pesquisa, embasada pela Linguística Textual, Sociolinguística e Psicolinguística, apresentar análises de textos produzidos por alunos dos anos iniciais, focando como o trabalho na área da linguagem deve introduzir a criança no mundo da escrita, tornando-a um cidadão funcionalmente letrado. Serão norteadores teóricos dessa pesquisa, conceitos como: escrita, letramento, alfabetização, mediação, psicogênese, psicolinguística, sociolinguística, a partir de autores como Soares, Tfouni, Pacífico, Buin, Kleiman, Smolka, Kato, Ferreiro, Vygotsky, dentre outros, que consideram que os professores que pautam suas práticas principalmente na cartilha e livros didáticos, não contribuem para que o aluno se aproprie da leitura e escrita.

Publicado

2014-10-23

Cómo citar

Artículos similares

1-10 de 233

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.