OFERTA DE MASSIVE OPEN ONLINE COURSES - MOOCS NO BRASIL: OPORTUNIDADES DE FORMAÇÃO EM CENÁRIOS DE INCERTEZA
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.3841Palavras-chave:
Educação à distância, Cursos, MOOCs,Resumo
A tecnologia e a internet possibilitam que a distância não seja um empecilho para a disseminação do conhecimento. Com a disponibilidade de acesso em qualquer hora e lugar, é válida a busca por aprimoramento, tanto para o desenvolvimento profissional quanto pessoal. Se esse desenvolvimento advém de forma gratuita e com poucos requisitos de pré-qualificação, é ainda mais proveitoso. Os cursos na modalidade Massive Open Online Courses (MOOCs) atendem à essa demanda. Dessa forma, objetivou-se caracterizar o panorama de oferta de MOOCs no Brasil, relacionando algumas instituições que ofertam, segmento do curso e outras características. Sendo assim, este estudo possui caráter qualitativo com revisão bibliográfica e análise documental por acessibilidade. Foram identificados 724 cursos das mais diversas áreas, abrangendo desde o apoio ao ensino fundamental e médio, até suporte a nível superior. Evidenciou-se que é um tema ainda pouco discutido no Brasil, mas com muita oferta de cursos.Downloads
Publicado
04.05.2021
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.Como Citar
OFERTA DE MASSIVE OPEN ONLINE COURSES - MOOCS NO BRASIL: OPORTUNIDADES DE FORMAÇÃO EM CENÁRIOS DE INCERTEZA. (2021). Nucleus, 18(1), 385-400. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3841