O OLHO DO DONO ENGORDA O GADO? A RELAÇÃO ENTRE A PRESENÇA DO DONO NO SETOR DE PRODUÇÃO E A PRODUTIVIDADE

Autores

  • Edmilson Alves Venancio Filho Faculdade Governador Ozanam Coelho – FAGOC
  • João Paulo Ciribeli Faculdade Governador Ozanam Coelho – FAGOC.
  • Wellington de Oliveira Massardi Faculdade Governador Ozanam Coelho – FAGOC.
  • Wanderson de Almeida Mendes Universidade Federal de Viçosa. http://orcid.org/0000-0002-5667-2346
  • Wesley de Almeida Mendes Universidade Federal de Viçosa.

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3869

Palavras-chave:

Produtividade, Eficácia, Liderança.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar se e a presença do dono dentro do setor de produção influencia na produtividade da empresa, além de verificar os determinantes que podem afetar nesse resultado. Para isso, utilizou-se dos métodos quantitativos de regressão linear múltipla, onde a variável dependente usada foi a Produtividade e as variáveis independentes foram presença do dono, absenteísmo, número de funcionários e horas trabalhadas. O objeto de estudo desta pesquisa foi a empresa Confecções Maria Magalhães, onde foi analisado um período de seis meses. O resultado desta pesquisa evidenciou, para este caso em específico, que a presença do dono não possui uma relação significativa com o aumento ou redução da produtividade.

Biografia do Autor

  • Edmilson Alves Venancio Filho, Faculdade Governador Ozanam Coelho – FAGOC
    Graduado em Administração pela FAGOC.
  • João Paulo Ciribeli, Faculdade Governador Ozanam Coelho – FAGOC.
    Doutor em Administração pela Universidad Nacional de Misiones - UNAM, Argentina; Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade de Évora, Portugal, Especialista em Gestão da Informação no Agronegócio pela UFJF e Graduado em Administração com Habilitação em Adm. de Cooperativas pela UFV. Atualmente é professor da FAGOC e Gestor Municipal de Convênios - GMC da Prefeitura Municipal de Guiricema.
  • Wellington de Oliveira Massardi, Faculdade Governador Ozanam Coelho – FAGOC.
    Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa – UFV. Bacharel em Ciências Contábeis pela FAGOC.
  • Wanderson de Almeida Mendes, Universidade Federal de Viçosa.
    Doutorando e Mestre em Administração com concentração na área Pública do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (PPGADM/UFV). Possui especialização em Engenharia e Gerenciamento de Manutenção e MBA Executivo em Gestão de Produção e Qualidade pela Universidade Candido Mendes (UCAM). É graduado em Administração pela Faculdade Governador Ozanam Coelho (FAGOC). Trabalhou como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - IF SUDESTE MG e como Professor no I-Pro Instituto Profissionalizante. Membro do Núcleo de Estudos em Administração, Governo e Sociedade (N+APGS) (2017-2018). Membro da Sociedade Brasileira de Administração Pública (2018-2019). Membro do colegiado do curso de Administração da UNIFAGOC (2019 - atual).
  • Wesley de Almeida Mendes, Universidade Federal de Viçosa.
    Doutor em Administração com concentração na área Pública do PPGADM da Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Administração com concentração na área Pública do PPGADM da Universidade Federal de Viçosa. Possui MBA Executivo em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário pela Universidade Candido Mendes e graduação em Administração pela Faculdade Governador Ozanam Coelho.

Downloads

Publicado

29.04.2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O OLHO DO DONO ENGORDA O GADO? A RELAÇÃO ENTRE A PRESENÇA DO DONO NO SETOR DE PRODUÇÃO E A PRODUTIVIDADE. (2021). Nucleus, 18(1), 433-447. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3869

Artigos Semelhantes

11-20 de 201

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)