UTILIZAÇÃO DE DRONES PARA A CATAÇÃO QUÍMICA DE PLANTAS DANINHAS NA LAVOURA DE CANA-DE-AÇÚCAR NO ESTADO DO PARANÁ

Authors

  • Rodrigo Oliveira Faculdade Dr. Francisco Maeda. faculdade Dr. Francisco Maeda.
  • Tiago Henrique de Almeida Silva Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Fundação Educacional de Ituverava/FE.

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.4147

Keywords:

Aplicação química, Setor agrícola, VANTs.

Abstract

Os Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs), mais conhecidos como drones, vêm sendo utilizados no setor agrícola há mais de uma década, inclusive para a catação química de plantas daninhas, como, por exemplo, na lavoura de cana-de-açúcar, no estado do Paraná e também em diversos outros estados. Nesse tempo o uso dessa tecnologia vem conquistando cada vez mais espaço no setor agrícola, aliás, não só nesta área, como também em várias outras. É com base nessas palavras iniciais que se apresenta o estudo a seguir, o qual teve, por objetivo, demonstrar as vantagens da utilização de drones para a catação química de plantas daninhas na lavoura de cana-de-açúcar no estado do Paraná, revelando assim os inúmeros benefícios gerados pelo emprego dessa tecnologia no segmento sucroalcooleiro. Para atingir esse propósito foi realizada uma ampla revisão de literatura, incluindo artigos científicos, monografias, sites governamentais, obras especializadas, entre outros materiais que pudessem aumentar a credibilidade desse estudo. Os resultados dessa pesquisa indicam que são inúmeras as vantagens da utilização de drones em comparação a outras técnicas no âmbito agrícola, tais como menor custo e maior precisão, assim como também maior eficiência em curto espaço de tempo. São por essas e outras razões que o emprego de drones no setor agrícola se encontra em plena ascensão.

Author Biographies

  • Rodrigo Oliveira, Faculdade Dr. Francisco Maeda. faculdade Dr. Francisco Maeda.
    Docente do curso de MBA em Gestão e Tecnologia da Produção Sucroalcooleira da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Fundação Educacional de Ituverava/FE.
  • Tiago Henrique de Almeida Silva, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Fundação Educacional de Ituverava/FE.
    Acadêmico do curso de MBA em Gestão e Tecnologia da Produção Sucroalcooleira da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Fundação Educacional de Ituverava/FE.

Published

2024-10-30

Issue

Section

Articles

How to Cite

UTILIZAÇÃO DE DRONES PARA A CATAÇÃO QUÍMICA DE PLANTAS DANINHAS NA LAVOURA DE CANA-DE-AÇÚCAR NO ESTADO DO PARANÁ. (2024). Nucleus, 21(1), 5-13. https://doi.org/10.3738/1982.2278.4147

Similar Articles

1-10 of 374

You may also start an advanced similarity search for this article.