MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEUS POTENCIAIS IMPACTOS SOBRE OS MÉTODOS DE MANEJO DE DOENÇAS DE PLANTA

Autores

  • Wanderson Bucker Moraes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Waldir Cintra de Jesus Junior Universidade Federal do Espírito Santo
  • Leônidas Leoni Belan Universidade Federal do Espírito Santo
  • Leonardo de Azevedo Peixoto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Willian Bucker Moraes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Roberto Avelino Cecílio Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v8i1.555

Palavras-chave:

aquecimento global, doenças de planta, controle químico, controle genético, controle biológico

Resumo

As mudanças climáticas poderão alterar o desenvolvimento de doenças de plantas e afetar a eficácia dos métodos de manejo. Resultados indicam que as mudanças climáticas provavelmente alterarão a distribuição geográfica de doenças de plantas e modificação a resistência genética do hospedeiro. Além disso, caso ocorra o deslocamento das áreas de cultivo, novas doenças poderão surgir em determinadas regiões e outras poderão perde ou aumentar sua importância econômica. Estima-se também que as possíveis alterações na fisiologia da interação patógeno-hospedeiro, influenciarão a eficácia do manejo biológico das doenças de planta. Isto possivelmente ocorrerá devido ao efeito das mudanças climáticas tanto sobre a interação patógeno-hospedeiro, bem como sobre a população de organismos presentes no sítio de infecção. Outro importante fator é a redução da eficácia dos produtos químico empregados no manejo de doenças de plantas. Portanto novas tecnologias e táticas de aplicação de agroquímicos deverão ser empregadas, visando minimizar as possíveis perdas e otimizar o uso destes produtos no manejo de doenças de plantas. Desta forma, a intensificação de pesquisas sobre a relação das mudanças climáticas com manejo de doenças de plantas, poderá elucidar os reais impactos destas complexas alterações que possivelmente ocorrerão no futuro.

Biografia do Autor

  • Wanderson Bucker Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo
    Possui curso Técnico em Agropecuária, pela Escola Agrotécnica Federal de Alegre (EAFA-ES) em 2006. Atualmente é Acadêmico de Agronomia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, manejo integrado de doenças de plantas, indução de resistência em plantas à patógenos, adaptabildade e estabilidade, stresses abióticos. Tem-se dedicado ao estudo do silício no controle de doenças de plantas, com ênfase nas doenças da cultura do Tomateiro e da Cana-de-Açúcar
  • Waldir Cintra de Jesus Junior, Universidade Federal do Espírito Santo
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCA/UNESP) (1995) e mestrado e doutorado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Realizou doutorado sandwich na University of Hannover (Alemanha) de 1999 a 2000. Foi pesquisador convidado do Institut für Pflanzenkrankheiten und Pflanzenschutz (Alemanha). Realizou pós-doutorado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) de 2001 a 2003. Foi pesquisador científico do Fundecitrus de 2003 a 2005. É Professor Adjunto III da Universidade Federal do Espírito Santo, tendo atuado como Chefe do Departamento de Produção Vegetal de 2007 a 2008. Foi eleito Diretor do Centro de Ciências Agrárias em abril de 2008 para um mandato de quatro anos. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos temas fitopatologia, patologia florestal, microbiologia, epidemiologia, patologia de sementes, mudanças climáticas e manejo integrado de doenças de plantas.
  • Leônidas Leoni Belan, Universidade Federal do Espírito Santo
    Engenheiro Agrônomo, mestrando em Produção Vegetal pelo Programa de Pós Graduação em Produção vegetal (PPGPV) do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA/UFES) contemplado como bolsista CAPES/REUNI. Possui graduação em Agronomia pelo CCA-UFES (2009), onde durante a graduação participou como Bolsista e Voluntário de Iniciação Científica PIBIC-CNPq (2007-2009), Voluntário e bolsista de projetos de extenção (2006-2007), Monitor voluntário das Disciplinas Química Mineral e Química Analítica (2006). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia e Manejo Integrado de Doenças de Plantas.
  • Leonardo de Azevedo Peixoto, Universidade Federal do Espírito Santo
    Atualmente é Acadêmico de Agronomia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Bolsista de Iniciação Científica. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia.
  • Willian Bucker Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo
    Engenheiro Agrônomo, graduado pelo Centro de Ciências Agrárias da Univerisdade Federal do Espírito Santo (CCA/UFES) (2007), Mestre em Produção Vegetal (Fitopatologia) (CCA/UFES) (2009), Doutorando em Proteção de Plantas (UNESP-FCA). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia, Manejo Integrado de Doenças de Plantas, Sistema de Previsão e Alerta, Patologia Florestal, Defesa Fitossanitária.
  • Roberto Avelino Cecílio, Universidade Federal do Espírito Santo
    Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1999), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem hidrológica, agrometeorologia, geoprocessamento e sistemas de informação geográfica.

Downloads

Publicado

29.04.2011

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1-10 de 1173

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)