ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS

Autores/as

  • Khaled Omar Mohamad El Tassa Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO
  • Alana Boaron Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil
  • Tiago Lyczakouvski Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil
  • Marco Antônio dos Santos Pepe Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil
  • Jonatas Gutervil Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil
  • Fernanda Langaro Ramos Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil
  • Ivan Falbot Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil
  • Pedro Miguel Paszko Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil
  • João Leriano Machado Neto Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1434

Palabras clave:

Educação Física, Estágio Supervisionado, Formação Profissional.

Resumen

O estudo apresenta e contextualiza relatos de experiências de acadêmicos de um curso de licenciatura em Educação Física vivenciadas no contexto escolar, vinculado à disciplina Estágio Supervisionado Curricular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de uma Universidade Pública do Estado do Paraná. O estudo teve como objetivo apresentar e analisar experiências de acadêmicos de um curso de Licenciatura em Educação Física, vivenciadas no período do Estágio Supervisionado Curricular no ano de 2014. Os dados foram registrados através de anotações em diário de campo e fichas de avaliação, desde o início do desenvolvimento até o término das atividades do Estágio Supervisionado, perfazendo um total de seis meses. Os resultados do estudo evidenciam a importância da participação dos acadêmicos em atividades cotidianas da escola para aquisição de conhecimentos, sendo o Estágio Supervisionado Curricular excepcional espaço no processo da formação acadêmica, para o exercício de propostas metodológicas e superação de desafios, na busca de uma formação profissional cada vez mais qualificada.

Biografía del autor/a

  • Khaled Omar Mohamad El Tassa, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO
    Professor do Curso de Educação Física e dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário e Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Doutor em Educação Física – UFPR.
  • Alana Boaron, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil
    Acadêmica do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil
  • Tiago Lyczakouvski, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil
    Acadêmico do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil
  • Marco Antônio dos Santos Pepe, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil
    Acadêmico do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil
  • Jonatas Gutervil, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil
    Acadêmico do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil
  • Fernanda Langaro Ramos, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil
    Acadêmica do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil
  • Ivan Falbot, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil
    Acadêmico do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil
  • Pedro Miguel Paszko, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil
    Acadêmico do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil
  • João Leriano Machado Neto, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil
    Acadêmico do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO / Paraná / Brasil

Publicado

2015-10-30

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS. (2015). Nucleus, 12(2), 281-287. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1434

Artículos similares

31-40 de 321

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.