EFEITO DA OMISSÃO DE NUTRIENTES EM BROTAÇÕES DE EUCALIPTO

Autores

  • Angela Simone Freitag Lima Universidade de São paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ)
  • José Leonardo Moraes Gonçalves USP/ESALQ
  • Antônio Natal Gonçalves USP/ESALQ

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.2836

Palavras-chave:

Macronutrientes, Talhadia, Eucalyptus urograndis.

Resumo

Este trabalho teve como objetivos avaliar o efeito da omissão de nutrientes nos teores de micronutrientes em brotações de E. urograndis. O estudo foi realizado em dois povoamentos localizados nos municípios de Brotas e Mogi Guaçu. Para avaliar os efeitos da omissão de nutrientes foram aplicados os seguintes tratamentos: T1: controle; T2: fertilização completa; T3: fertilização completa (-N); T4: fertilização completa (-P); T5: fertilização completa (-K); T6: fertilização completa (-Ca e Mg); T7: fertilização completa (-B); T8: fertilização completa (-Cu); T9: fertilização comercial da empresa. As avaliações foliares foram feitas aos 6, 12 e 18 meses após corte com coleta de 5 folhas em cada ponto cardeal cinco folhas do terço superior da copa, no antepenúltimo lançamento de folhas dos galhos, de quatro árvores por parcela, gerando um total de 20 folhas por árvore. As amostras foram secadas em estufa e em seguida processadas e avaliadas. Foi possível concluir que nos experimento em Brotas, a omissão de nutrientes apresentou efeito significativo nos teores foliares de P, K e Mg. Já em Mogi Guaçu, houve interferência negativa da omissão de N, P e Cu de forma mais expressiva em relação aos teores de N e P, principalmente aos doze meses.

Biografia do Autor

  • Angela Simone Freitag Lima, Universidade de São paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ)
    Graduada em Engenharia Florestal e mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Ciências pelo Programa em Recursos Florestais? Área de Concentração: Silvicultura e Manejo Florestal pela Universidade de São Paulo (USP)" Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz". Pósdoutora pelo programa em Recursos Florestais? Área de Concentração: Silvicultura e Manejo Florestal pela Universidade de São Paulo " Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz". Possui experiência na área de coordenação de equipes e projetos? Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atuando principalmente nos temas: fisiologia e morfologia vegetal, eucaliptocultura, espécies exóticas, arborização, irrigação e drenagem, produção de mudas, viveiros, atividades de laboratório, legislação agrícola, ambiental e florestal e manejo florestal.

Downloads

Publicado

09.05.2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EFEITO DA OMISSÃO DE NUTRIENTES EM BROTAÇÕES DE EUCALIPTO. (2018). Nucleus, 15(1), 147-160. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2836

Artigos Semelhantes

1-10 de 19

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)