DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM RELACIONADAS À AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.2897Palavras-chave:
Dificuldades, Alfabetização, Leitura, EscritaResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir as principais dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização (leitura e escrita) durante os anos iniciais do ensino fundamental e apontar estratégias que possam ser utilizadas para minimizar as deficiências neste processo. Dessa forma, a pesquisa servirá como material de apoio aos profissionais da área da educação que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, podendo auxiliar nas intervenções pedagógicas. Este artigo aponta os principais teóricos que discutem a temática e suas contribuições em relação às causas das dificuldades de aprendizagem no processo de aquisição da leitura e escrita e a importância da sua identificação e da intervenção no desenvolvimento do estudante. Para isso, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, de objetivo exploratório, por meio de uma pesquisa bibliográfica, que embasa o estudo. Os resultados mostram que a escola, a família e o educador devem trabalhar em conjunto na busca de soluções diversificadas para contribuir ou minimizar essas dificuldades.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
30.04.2021
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.Como Citar
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM RELACIONADAS À AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA. (2021). Nucleus, 18(1), 63-81. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2897