O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.3795Palavras-chave:
Metodologias. PBL. Matemática.Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal pontuar como o uso de Metodologias Ativas pode facilitar o processo de ensino na aprendizagem Matemática. Trabalhamos especificamente a metodologia PBL - Aprendizagem Baseada em Problemas, para entender como o aluno torna-se centro do processo de aprendizagem, tornando-se assim alternativa para facilitar a aprendizagem dos alunos. Esse estudo se justifica porque a educação contemporânea busca novos rumos, aperfeiçoa-se e evolui constantemente procurando atingir um patamar de especialização que leve a democratização do conhecimento. No aspecto metodológico, sua abordagem é qualitativa, cujo procedimento é uma pesquisa bibliográfica, seguida de observação de campo. E como resultado desta pesquisa destaca-se que o PBL é uma estratégia interessante e eficaz, que os professores deveriam incluir este instrumento de aprendizagem no seu planejamento didático, para suas futuras práticas pedagógicas.Sendo assim, concluímos que com o desenvolvimento da pesquisa, a metodologia PBL permite aos estudantes processar as informações adquiridas por meio da pesquisa, acrescentando novos entendimentos e ampliando assim o conhecimento.Downloads
Publicado
30.10.2020
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.Como Citar
O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. (2020). Nucleus, 17(2), 399-408. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3795