PANORAMA DA OVINOCULTURA NO MUNICÍPIO DE PINTADAS - BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.4117

Palavras-chave:

Manejo, Ovinos, Produção, Tecnologias.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo descrever o panorama da criação de ovinos no município de Pintadas -BA, apontando indicadores de produção, manejo, comercialização e nível tecnológico. A pesquisa foi executada através da realização de questionário estruturado com 12 perguntas objetivas, de múltiplas escolhas, sendo entrevistados 30 produtores rurais inseridos dentro da cadeia produtiva de ovinos do município de Pintadas - BA entre os dias 01 e 30 de junho de 2022. Foram encontrados os seguintes resultados: o predomínio do sistema de criação extensivo; do sistema de produção de ciclo completo; a raça Santa Inês é a mais escolhida pelos produtores para criação; entre as gramíneas, o capim Buffel demonstrou ser o mais cultivado nas pastagens; e, a palma forrageira, o alimento mais utilizado em épocas de seca; foi possível notar que a ovinocultura está presente a mais de 20 anos na maioria das propriedades e que metade dos produtores destinam áreas maiores que 20ha para exploração. No entanto, ainda é necessário avançar em outras questões para que a atividade se torne ainda mais rentável, sustentável e tecnológica, tais como: uso da inseminação artificial, adubação das pastagens e o uso de softwares no gerenciamento do rebanho.

Biografia do Autor

  • Marcos Oliveira da Silva, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Bahia (SENAR/BA).
    Graduando em Licencia em Ciências Agrárias, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), e Técnico em Agronegócio pelo Serviço Nacional da Aprendizagem Rural da Bahia (Senar/BA).
  • Bruno Emanuel Souza Coelho, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
    Mestre em Agronomia - Produção Vegetal (área de concentração: Produção, manejo e pós-colheita) pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Especialista em Ciência dos Alimentos (área de concentração: Tecnologia de Frutas e Hortaliças) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2019), e Técnico em Alimentos e Bebidas pela Escola Técnica Senai Petrolina (2011). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Substituto) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), lotado no Colegiado de Tecnologia em Alimentos, Instrutor e Tutor Credenciado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Bahia - Senar/BA.
  • Adriana de Lima Matias, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Bahia (SENAR/BA).
    Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Gestão Escolar pela Faculdade de Ensino Superior de Pernambuco (Facesp), e graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atualmente é Analista Técnica Pedagógica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Bahia.

Downloads

Publicado

08.11.2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PANORAMA DA OVINOCULTURA NO MUNICÍPIO DE PINTADAS - BA. (2023). Nucleus, 20(2), 57-69. https://doi.org/10.3738/1982.2278.4117

Artigos Semelhantes

1-10 de 501

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)