AFETIVIDADE NA SALA DE AULA: CONCEPÇÕES DE ALGUMAS DOCENTES

Autores

  • Valdinéa Rodrigues de Souza Borba Fundação Educacional de Ituverava
  • Andreza da Silva Machado Fundação Educacional de Ituverava
  • Renata Aparecida Caliman Fundação Educacional de Ituverava

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i1.62

Palavras-chave:

Afetividade, Emoção, Relação entre educador e educando

Resumo

O presente trabalho identifica e analisa a afetividade na visão das docentes de séries iniciais. Parte do pressuposto de que a interação no meio social, os sentimentos e afetos influenciam no desenvolvimento da cognição do indivíduo. Vygotsky e Wallon, dentre outros autores, trazem importantes contribuições para fundamentar essa questão. A pesquisa foi realizada através de um questionário de sete perguntas para identificar as concepções das docentes sobre o termo afetividade. Foram entrevistadas oito docentes de séries iniciais, e com base em suas respostas e nos referenciais teóricos, foi possível destacar a influência e relevância que o termo possui em relação à aprendizagem. Concluiu-se que esta questão é de suma importância para as docentes, e que é essencial um bom relacionamento entre educador e educando para uma aprendizagem satisfatória.

Biografia do Autor

  • Valdinéa Rodrigues de Souza Borba, Fundação Educacional de Ituverava
    Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda (Ribeirão Preto-SP); Docente do curso de Graduação em Pedagogia, pela Fundação Educacional de Ituverava - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava - SP.
  • Andreza da Silva Machado, Fundação Educacional de Ituverava
    Discente do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (Fundação Educacional de Ituverava - SP).
  • Renata Aparecida Caliman, Fundação Educacional de Ituverava
    Discente do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (Fundação Educacional de Ituverava - SP).

Downloads

Publicado

25.04.2008

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AFETIVIDADE NA SALA DE AULA: CONCEPÇÕES DE ALGUMAS DOCENTES. (2008). Nucleus, 5(1). https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i1.62

Artigos Semelhantes

1-10 de 497

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.