A POLÍTICA DE CRÉDITO RURAL E O FINANCIAMENTO DA PECUÁRIA LEITEIRA NO ESTADO DO PARÁ NO PERÍODO 1990-2010

Autores

  • Ana Vicência de Carvalho Santos Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Marcos Antônio Souza dos Santos Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Fabrício Khoury Rebello Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Cyntia Meireles de Oliveira Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.925

Palavras-chave:

Financiamento, Crédito rural, Pecuária leiteira

Resumo

Os instrumentos da política de crédito são fundamentais para o desenvolvimento rural e da pecuária leiteira, particularmente na Amazônia. O trabalho analisa a evolução do crédito rural aplicado na pecuária leiteira paraense, no período de 1990 a 2010. Os dados foram obtidos junto ao Anuário Estatístico do Crédito Rural do Banco Central do Brasil (BACEN) e da Pesquisa Pecuária Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os valores monetários foram deflacionados e, em seguida, analisados por meio de estatística descritiva e análise de correlação, objetivando avaliar o comportamento dos financiamentos. Os resultados mostram a representatividade da atividade leiteira na contratação do crédito rural. Sua participação, no período analisado, é da ordem de 14,73% do total de crédito destinado ao setor rural (R$ 12,2 bilhões). A análise de correlação indica que o crédito tem sido direcionado para a composição do rebanho e, consequente, aumento da produção (crescimento extensivo), não sendo priorizados investimentos para modernização da atividade. Deste modo, persiste a necessidade de se investir na modernização cadeia produtiva visando à melhoria do nível tecnológico e da oferta de produtos de qualidade.

Biografia do Autor

  • Ana Vicência de Carvalho Santos, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
    Zootecnista formada pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Marcos Antônio Souza dos Santos, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
    Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) com especialização em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e mestrado em Economia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Entre 1997 e 2009 foi Técnico Científico do Banco da Amazônia, desenvolvendo atividades nas áreas de estudos econômicos, planejamento e desenvolvimento regional, entre 2006 e 2009 coordenou a Área de Estudos Econômicos e Regionais. No período 2002-2009 foi professor da Universidade da Amazônia (UNAMA) e do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM), atuando em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Agronegócios, Economia, Finanças e Meio Ambiente. Atualmente é professor do Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), onde ministra disciplinas da área econômica nos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária e Zootecnia. Possui experiência nas áreas de Economia do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais; Economia e Gestão do Agronegócio; Política, Planejamento e Desenvolvimento Regional e Métodos Quantitativos em Economia.
  • Fabrício Khoury Rebello, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
    Economista, graduado pela Universidade da Amazônia (1990). Doutor em Ciências Agrárias (2012), área de concentração em Agroecossistemas da Amazônia (UFRA/EMBRAPA Amazônia Oriental) e mestre em Agriculturas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará (2004). É professor Adjunto I da Universidade Federal Rural da Amazônia, lotado no Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH). Foi economista do Banco da Amazônia (entre os anos de 1997 e 2013), atuando na área de estudos macroeconômicos e regionais e tendo exercido a função de Coordenador de Planejamento. É ex-editor técnico da Revista Amazônia: Ciência & Desenvolvimento. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente, Planejamento do Desenvolvimento de Áreas Amazônicas e Economia Rural.
  • Cyntia Meireles de Oliveira, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2002), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e Doutorado em Ciências Agrárias (2011). Atualmente é professora da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência em Extensão Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: Extensão Rural e Desenvolvimento; Governança de recursos comuns e desenvolvimento socioeconômico; Avaliação de projetos de intervenção.

Downloads

Publicado

30.10.2013

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1-10 de 154

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)