MASTOCITOMA EM CÃO – RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1728Resumo
RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo relatar um caso de mastocitoma, e descrever os processos patológicos encontrados no animal durante o exame necroscópico. Deu entrada no Hospital Veterinário da FAFRAM uma cadela, labrador 32 kg, 8 anos de idade, com anorexia e prostração de 2 a 3 dias. Após o exame clínico constatou que o animal estava com febre (40°C), ofegante e presença de um nódulo que de acordo com o proprietário já existia há mais de um ano na região escapular e inguinal, mas que apresentou aumento considerável, juntamente com dor e claudicação. Realizou-se no animal exames complementares e, como a suspeita clínica era uma neoplasia em escápula, realizou-se citologia aspirativa por agulha fina (CAAF), sugerindo o diagnostico de mastocitoma, confirmado pela analise histopatológica. O animal foi submetido à sessões de quimioterapia, mas após 4 dias de tratamento o animal evolui a óbito e encaminhado para avaliação anatomopatológica.Downloads
Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
MASTOCITOMA EM CÃO – RELATO DE CASO. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 115. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1728