MIELOPATIA POR EMBOLIA FIBROCARTILAGINOSA EM SCHNAUZER MINIATURA – RELATO DE CASO
Resumo
A mielopatia por embolia fibrocartilaginosa leva a uma isquemia aguda das substâncias cinzenta e branca da medula espinhal, provocada pela interrupção do suprimento sanguíneo medular por êmbolos de fibrocartilagem que são semelhantes a fibrocartilagem presente no núcleo pulposo dos discos intervertebrais. A fisiopatogenia do embolismo fibrocartilaginoso é desconhecida, porém suspeita-se da penetração deste material fibrocartilaginoso na vasculatura arterial e venosa medular. Este trabalho objetivou relatar um caso de mielopatia por embolismo fibrocartilaginoso em um canino da raça Schnauzer miniatura, castrada, 5 anos de idade, pesando 6,5kg, atendido no Centro Especializado de Medicina Animal – CEMA localizado na cidade de Batatais/SP. A queixa principal foi dor a manipulação, apatia e relutância ao exercício ao longo de uma semana. Foi realizado exame neurológico e complementares como: hematológico, bioquímico, radiografia simples e tomografia, e por exclusão obteve-se o diagnóstico. O tratamento foi realizado com manejo, corticosteroide e fisioterapia, apresentando melhora significativa do quadro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).