COMPARAÇÃO DOS DIFERENTES MÉTODOS DE DIAGNÓSTICO DAS PRINCIPAIS HEMOPARASITOSES CANINAS
Resumo
As hemoparasitoses caninas, conhecidas como “doenças do carrapato”, são transmitidas pelo carrapato Riphicephalus sanguineus. As mais importantes são a Erliquiose e Babesiose, causadas pelos agentes Ehrlichia canis e Babesia canis, respectivamente. Devido à sua alta ocorrência na rotina clínica de cães e à dificuldade de um diagnóstico preciso e eficaz, o presente trabalho objetivou a comparação dos métodos de diagnóstico empregados. Foram comparadas as alterações de hemograma, esfregaço da papa de leucócitos e de sangue periférico. O hemograma visa alterações nas séries vermelha e branca, e na contagem de plaquetas; os esfregaços sanguíneos permitem a visualização dos parasitas no interior das células do sangue. Como comumente ocorre o diagnóstico apenas baseado na trombocitopenia, associada ou não à anemia e leucopenia, o trabalho demonstra que, em muitos casos onde não ocorrem essas ou outras alterações laboratoriais, o diagnóstico com os esfregaços sanguíneos permite a visualização dos parasitas na fase aguda.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).