ANÁLISE DE RISCO CLIMÁTICO PARA A CULTURA DO SISAL EM PATOS DE MINAS - MG

Luis Felipe Cunha Silva

Resumo


Este trabalho objetivou estimar o risco climático na cultura do sisal na cidade de Patos de Minas (MG). Os dados dos parâmetros climatológicos utilizados neste trabalho foram obtidos junto ao Centro Integrado de informações Agrometeorológicas – CIIAGRO. (1991-2017) para o município de Patos de Minas – MG. A partir de dados de literatura sobre o comportamento da cultura e de uma análise das condições climatológicas da região e com o auxílio do Balanço Hídrico climatológico avaliou-se os riscos climáticos para o sisal. Conclui-se que Patos de Minas (MG) apresenta alto risco climático para o cultivo do sisal, pelo excesso de precipitação, o que ocasionaria umidade excessiva no período vegetativo, sendo, portanto, inapta para o cultivo.


Palavras-chave


Evapotranspiração. Aptidão climática.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Parâmetros de risco climático. Sisal. 2017. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/riscos-seguro/risco- agropecuario/documentos/Parametrosderiscoclimatico.pdf . Acesso em: ago. 2018.

CIIAGRO- Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas. CIIAGRO online. Disponível em: https://ciiagro.sp.gov.br/ciiagroonline/. Acesso em: 11 set. 2017.

MATOS, R.M.et al. Caracterização e aptidão climática de culturas para o município de Alhandra - PB, Brasil. Revista Brasileira de Agricultura Irrigada, v.9, n.3, p.183 - 192, 2015.

MONTEIRO, José Eduardo B. A. Agrometeorologia dos Cultivos: O fator meteorológico na produção agrícola. Brasília: INMET, 2009.

PAES, Reginaldo Alves. Sisal. Disponível em: Acesso em: 17 de Agosto de 2018.

ROLIM, G.S.; SENTELHAS, P.C.; BARBIERI, V. Planilhas no ambiente EXCELTM para os cálculos de balanços hídricos: normal, de cultura e de produtividade real e potencial. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v.6, n.1, p. 133-137, 1998

SILVA, Odilon Reny Ribeiro Ferreira da.Cultivo do Sisal no Nordeste Brasileiro. Disponível em: Acesso em: 17 de Agosto de 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.