ANÁLISE CLIMÁTICA DA CIDADE DE BARRETOS (SP) E A APTIDÃO PARA A CULTURA DO MOGNO AFRICANO
Palavras-chave:
Agrometeorologia. Khaya spp. ZoneamentoResumo
Este trabalho tem por objetivo verificar a aptidão agroclimático da cultura do Mogno Africano para a cidade de Barretos – SP. Esta metodologia consistiu em ferramentas software e banco de dados climáticos. A metodologia estabeleceu-se na aplicação de ferramentas de software e Excel® e banco de dados climáticos. As classes de aptidão para a cultura foram obtidas na literatura. De acordo com as variáveis climáticas da região de Barretos-SP, do balanço hídrico climatológico da região e através das aptidões climáticas que são exigidas pela cultura, o cultivo do mogno africano é considerado apto, para as condições climáticas de Barretos – SP.
Referências
CIIAGRO – Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas. Ciiagro online – Disponível em: http://www.ciiagro.sp.gov.br, Acessado em : ago de 2018.
LAMB FB. Onfurtherdefiningmahogany. EconomicBotany v.17, n.3, p. 217-232, 1963. http://dx.doi.org/10.1007/BF02859439.
LAMB FB. “Mahogany”: a name in controversy. American Speech v. 42, n.3, p. 219-226, 1967. http://dx.doi.org/10.2307/453351.
PINHEIRO AL, COUTO L, PINHEIRO DT, BRUNETTA JMFC. Ecologia, silvicultura e tecnologia de utilizações dos mognos-africanos (Khayassp.). Viçosa: Sociedade Brasileira de Agrossilvicultura; 2011.
PINHEIRO, D. T. PINHEIRO, A. L.; Plantio de Mogno Africano (Khayaivorensis A. Chev) para a produção de madeira nobre. Revista Pro Campo. Universidade Federal de Viçosa – UFV, ago. 2013. Disponível em<http://www.youtube.com/watch?v=dQK728DQsSA>. Acesso em 09 jul. 2018.
ROSA, F. O. Zoneamento edafoclimático e respostas do mogno africano às condições do Cerrado. 2014. 77 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia: Solo e Água)
THORNTHWAITE, C.W.; MATHER, J.R. The water balance. Centerton, NJ: Drexel InstituteofTechnology - Laboratory of Climatology, 1955. 104p. (Publications in Climatology, vol. VIII,n.1).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).