QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO: o sentido da solidão no processo de envelhecimento.

Autores

  • lara villaça de andrade Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF)

Palavras-chave:

Pessoas idosas. Significado da vida. Percepção.

Resumo

O conceito de qualidade de vida está ligado à percepção que os indivíduos têm de si e de suas necessidades, sendo elas relacionadas aos aspectos psicológicos, sociais, econômicos e da saúde. A presente pesquisa tem o objetivo de identificar os impactos que a solidão pode gerar na percepção que os idosos têm da própria qualidade de vida. O processo de envelhecimento é inerente ao ser humano e provoca mudanças que afetam a saúde mental e o bem-estar das pessoas. A solidão pode surgir como uma possível consequência deste fenômeno, sendo entendida como o estado afetivo de uma pessoa, podendo ou não se assimilar a falta de objetivo ou de significado da vida, variando conforme a história e o contexto. Visto que as estatísticas apontam um aumento no número de pessoas idosas é fundamental estabelecer relação entre a qualidade de vida, a solidão e o processo de envelhecimento.

Biografia do Autor

  • lara villaça de andrade, Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF)

    Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF). 

    Bolsista de IC pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)

Referências

BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia J. Aprendendo a entrevista: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Santa Catarina: Revista eletrônica dos pós-graduandos em sociologia política da UFSC, v.2, p.68-80, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/18027/16976. Acesso em: 07 de Agosto de 2018.

MELO, Ana Virgínia C. Mapas cognitivos e categorias temáticas como metodologias associadas de análise e organização de dados em pesquisa qualitativa. Paraíba: Archeion Online, v.4, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/index.php/archeion/article/view/32307. Acesso em: 07 de Agosto de 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

NETO, Félix; BARROS, José. Solidão em diferentes níveis etários. Porto Alegre, 2001. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/4670. Acesso em: 07 de Agosto de 2018.

VERAS, Renato. Envelhecimento populacional contemporâneo: demandas, desafios e inovações. Rev. Saúde Pública. Vol. 43, n. 3, São Paulo, Junho 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102009000300020&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 07 de Agosto de 2018.

Downloads

Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

VII Congresso de Iniciação Científica da FE

Como Citar

QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO: o sentido da solidão no processo de envelhecimento. (2018). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 3(3). https://nucleus.feituverava.com.br/index.php/eventoscientificos/article/view/3170

Artigos Semelhantes

1-10 de 406

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.