A DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA GESTÃO DE PESSOAS
Palavras-chave:
Gestão de pessoas. Organização. Dimensão estratégicaResumo
Embora a gestão com pessoas remonte à Antiguidade, somente no final do século passado é que essa questão assume a relevância necessária para merecer uma sistematização dos conhecimentos acumulados até então. Embora haja registros de gestão profissionalizada de empresas desde o início do século XIX, a gestão de pessoas é sistematizada no movimento de administração científica, que mostrou ao mundo que o estudo sistemático científico do trabalho podia levar a melhor eficiência. As idéias da administração científica geraram um modo de organização do trabalho e princípios norteadores de gestão de pessoas que foram importantes para suportar a produção de bens e serviços em larga escala, aspecto essencial para o desenvolvimento econômico do mundo ocidental durante o pós-guerra.Referências
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
CONSTANT, S. O trabalho em equipes auto-gerenciadas e sua influência na motivação dos indivíduos. Revista Eletrônica de Administração, v. 12, n. 1, 2006.
DRUCKER, P. F. A nova era da administração. São Paulo: Pioneira, 1992.
FRIEDMAN, S. Gestão de Pessoas, não de pessoal. Rio de Janeiro: Campus, 2012.
GRAMIGNA, M. R. M. Gestão por competência. São Paulo: Papirus, 2015.
LACOMBE, F. J. M. Recursos Humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.
MAXIMIANO, A. C. A. Gerência de Trabalho em Equipe. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 2008
RABAGLIO, M. O. Gestão por competências. São Paulo: Editora Ltda, 2008.
STEWART, T. A. Capital intelectual: A nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus, 2006.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).