A PSICOLOGIA DO TESTEMUNHO E O MEDO DE FALAR: um estudo no interior do estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1819Abstract
A psicologia do testemunho é um tema atual, que analisa o comportamento, os sentimentos e expressões do testemunho, auxiliando o juiz, respeitando e protegendo as partes envolvidas. A aproximação da psicologia ao direito deu uma importância maior ao testemunho, chegando a considera-la como prova no processo, devendo ser analisada minunciosamente, pois se magistrado entender que existe algum vicio deve ser utilizada apenas como uma prova a mais. É importante analisar os aspectos psicológicos, pois estes sentimentos podem interferir de forma direta ou indireta no momento de proferir a sentença. O trabalho a seguir tem como objetivo tratar sobre o medo de falar da testemunha que prestam depoimento em juízo, não sendo relevante o âmbito jurídico. Foi realizado um recorte de uma pesquisa de campo sobre a psicologia do testemunho e o medo de prestar depoimento em juízo, para comprovação das teorias citadas, provando que realmente acontecem na pratica.Downloads
Published
2017-02-16
Issue
Section
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
A PSICOLOGIA DO TESTEMUNHO E O MEDO DE FALAR: um estudo no interior do estado de São Paulo. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 73. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1819