PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO SETOR DO COMÉRCIO EM ITUVERAVA – SP

Authors

  • Iedo Matuella Filho
  • Lidiane Aparecida Kanesiro

Keywords:

Gestão de pessoas, Clima Organizacional, Motivação, Satisfação

Abstract

Com a constante evolução e profissionalização das empresas, é vista a necessidade de uma boa gestão interna do capital humano, para otimização de resultados e aumento da satisfação. Com isso, o objetivo do trabalho foi mensurar o clima organizacional de uma empresa do setor do comercio em Ituverava – SP. É uma pesquisa exploratória e quantitativa, foi aplicado questionários com sete perguntas de múltiplas escolhas aos nove colaboradores da empresa, que responderam e colocaram em um envelope de forma anônima. Como resultado, a empresa demonstrou ter um bom clima organizacional, porém necessita de reparos em algumas questões organizacionais, como comunicação, e a busca da melhoria constante do clima interno.

References

BLACKWELL, R. D.; MINIARD P. W.; ENGER, J. F. Comportamento do consumidor. 9.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 606p.

CHIAVENATO, I. Recursos Humanos. 8ª ed – São Paulo: Atlas, 2004. 629p.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175 p.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12 ed - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. 750p.

LUZ, R. S. Gestão do clima organizacional. 1 ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

MATTAR, L. M; FERRAZ, F. T. Comprometimento e clima organizacional: relação entre a satisfação do empregado e seu comprometimento. Niterói: II CNEG - Congresso Nacional de Excelência e Gestão. LATEC-UFF. Niterói, 2004.

RIZZATTI, Gerson. Categorias de análise de clima organizacional em universidades federais brasileiras. Florianópolis, 2002. 307p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2002.

ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. 9.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002. 637p. Título do original (Organizational behavior).

YAMAGUTI, C. L. O comportamento do consumidor e a influência da família no processo de decisão de compra de automóveis novos. 2005 188 p Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1319> Acesso 09 set 2018

Published

2018-11-19

Issue

Section

VII Congresso de Iniciação Científica da FE

Similar Articles

21-30 of 497

You may also start an advanced similarity search for this article.