CASUÍSTICA DE NEOPLASIAS EM CÃES E GATOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA FAFRAM EM 2017
Resumen
Com o aumento da expectativa de vida dos pequenos animais, cresceu também a incidência de neoplasias. Este estudo retrospectivo teve como intuito avaliar a ocorrência de neoplasias na área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, no Hospital Veterinário Carlos Fernando Rossato, FAFRAM, Ituverava/SP, através de fichas clínico-cirúrgicas, referentes às amostras de neoplasias removidas cirurgicamente ou não, achados de exames citológicos e/ou histopatológico. Foram coletados dados como espécie, raça, idade e neoplasia para correlaciona-los. Dos animais acometidos por neoplasia, 86% eram cães e 14% eram felinos. Enquanto as fêmeas mestiças e idosas foram mais acometidas. As neoplasias mais comuns diagnosticadas, foram os carcinomas de modo comum e o TVT sendo este exclusivo dos caninos. Conclui-se então que as fêmeas caninas, mestiças, com mais de 7 anos, foram as mais acometidas por neoplasias. Sendo estas neoplasias em sua maioria os carcinomas e o Tumor venéreo transmissível (TVT).
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).