OSTEOSSÍNTESE DE FRATURA DE ÚMERO DIREITO E FÊMUR ESQUERDO EM BUGIO (Alouatta caraya) – RELATO DE CASO
Resumo
O bugio negro (Alouatta caraya) é tido como um dos maiores primatas neotropicais e habita os mais variados biomas. A perda de habitat destes animais está diretamente relacionada com o desenvolvimento agrícola no cerrado brasileiro e às constantes ameaças de extinção através da caça indiscriminada de sua pele e carne. A fragmentação de seu habitat possibilita que apareçam nos meios urbanos, levando-os a uma maior exposição e fragilidade da espécie. O objetivo deste trabalho foi relatar o caso de um bugio que foi encontrado próximo de uma rodovia, que não estava conseguindo se locomover com o membro anterior direito e posterior esquerdo, apresentando fraturas em ambos. O animal foi submetido a cirurgia de osteossíntese de úmero direito e fêmur esquerdo, apresentando boa resposta ao tratamento. Relatos como este tornam possível conhecer e aprimorar técnicas para tratamentos ortopédicos em animais silvestres, uma vez que possuem poucos estudos sobre estes procedimentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).