Repartição de Receita Tributária

Autores

  • sanderlei agostinho agostinho agostinho Fafram
  • marcio vinicius doroteu cristina iaroszeski. cristina_iaroszeski@yahoo.com.br wander pereira. wanderww@hotmail.com sofia gracioli. sofiagracioli@yahoo.com.br

Palavras-chave:

Arrecadação, Imposto, Súmula-Fantasma

Resumo

Este presente trabalho acadêmico tem por objetivo elucidar pontos de extrema importância na seara do Direito Tributário. Assuntos que influenciam diretamente a arrecadação tributária dos Estados como entes federados, e por consequência os Municípios de igual modo e nomenclatura. Abordaremos questões sobre repartição tributária, a problemática da base dupla do diferencial de alíquota do ICMS (imposto sobre circulação de bens e serviços), e os impactos causados aos Municípios com a isenção de alíquotas de impostos que tem por lei serem repartidos entre os entes federados.

Biografia do Autor

  • sanderlei agostinho agostinho agostinho, Fafram
    Repartição ICMS

Referências

Precedente: ADI 1.296/PE, Rel. Min. Celso de Mello. (ADI 1.247?MC, Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 17?8?1995, Plenário, DJ de 8?9?1995.)

RE nº 572762 “a parcela pertencente de pleno direito aos municípios e que o repasse da quota parte, não poderia sujeitar-se à condição prevista no programa de benefício fiscal de âmbito estadual, configurando indevida interferência do Estado no sistema constitucional”.

Downloads

Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

VII Congresso de Iniciação Científica da FE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)