AVALIAÇÃO DO RUÍDO AMBIENTAL NO CAMELÓDROMO DA CIDADE DE RECIFE E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE DOS TRABALHADORES

Autores

  • Cleomacio Miguel da Silva Universidade de Pernambuco-Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco
  • Cleiton Miguel da Silva Universidade de Pernambuco-Mestrado do Desenvolvimento Local Sustentável
  • Geraldo Jorge Barbosa de Moura Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1689

Palavras-chave:

Audição. Pressão sonora. Perda auditiva

Resumo

O Centro de comércio ambulante do Recife, conhecido popularmente como Camelódromo, possui um aglomerado de aproximadamente, dois mil trabalhadores que exercem suas atividades laborais numa região com elevado nível de ruído ambiental. A exposição desses trabalhadores ao ruído ambiental constitui-se um problema de saúde pública, pois, ruído urbano elevado pode produzir perda gradativa da audição. O Camelódromo do Recife é divido em cinco compartimentos denominados de módulos que se distribuem numa extensão de mil e duzentos metros. Sendo assim, dentro deste contexto, o objetivo do presente trabalho foi aferir o nível de ruído ambiental no Camelódromo da cidade do Recife-PE, visando obter informações sobre os níveis de ruídos nos quais estão submetidos os trabalhadores. No presente trabalho, a aferição dos níveis de ruído foi realizada nos módulos do Camelódromo. As medidas foram realizadas com um decibelímetro digital, Minipa MSL-1325. Os resultados obtidos mostraram que a intensidade sonora encontrada no camelódromo variou de 55,3 a 85,3 dB(A). Esses valores indicaram que os comerciantes do Camelódromo do centro da cidade de Recife encontram-se expostos a níveis de ruído ambiental que podem causar danos auditivos irreversíveis.

Biografia do Autor

  • Cleomacio Miguel da Silva, Universidade de Pernambuco-Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco
    Possui graduação em Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1994), Mestrado em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e Doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, Modelagem Matemática, Estatística, Física Matemática, Biofísica, Eletromagnetismo, Química Analítica e Química Ambiental.
  • Cleiton Miguel da Silva, Universidade de Pernambuco-Mestrado do Desenvolvimento Local Sustentável
    Possui graduação em Bacharel em Fonoaudiologia pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (2004). Especialista em Audiologia pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2007). Especialista em Perícia Criminal pela Faculdade integrada do Recife - FIR/Estácio (2010). Oficial fonoaudiólogo - Polícia Militar de Pernambuco. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase Audiologia Clínica, Ocupacional, Educacional, Ética, Segurança e Meio ambiente.
  • Geraldo Jorge Barbosa de Moura, Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Graduação em Ciências Biológicas pela UFPE/Brasil (2001), Aperfeiçoamento em Bioquímica pela UFPE/Brasil (2001), Aperfeiçoamento em Gestão Ambiental pela UFF/Brasil (2008), Aperfeiçoamento em Gestão dos Recursos Hídricos pelo Portal Educação/Brasil (2008), Aperfeiçoamento em Anfíbios e Répteis pelo Portal Educação/Brasil (2010), Especialização em Zoologia pela UFRPE/Brasil (2003), Especialização em Morfologia pela UFPE/Brasil (2007), Mestrado em Geociências - Paleontologia pela UFPE/Brasil e UBA/Argentina (2006), Doutorado em Ciências Biológicas - Zoologia e Ecologia pela UFPB/Brasil (2010) e Pós-Doutorado em Conservação pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos-Universidade do Porto/Portugal (2012). Atualmente atua como Professor e Pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco (SIAPE: 1436044), lecionando e orientando alunos do Curso de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e dos Programas Acadêmicos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ecologia (Mestrado) e Ciência Animal Tropical (Mestrado e Doutorado); além dos Programas de Pós-Graduação em Geociências e Paleontologia da UFC, Ecologia Humana da UNEB e Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da UPE. Tem experiência em pesquisa, atuando principalmente nas seguintes áreas: 1-Paleontologia de Anfíbios Anuros e Fauna do Cretáceos da Bacia do Araripe; 2-Ecologia Trófica, Ecologia Reprodutiva, Ecologia Parasitária, Morfologia, Biologia Isotópica e Conservação de Anfíbios Anuros e Répteis (exceto Serpentes); 3-Hirudinofauna de Anfíbios e Répteis; 4-Gestão Ambiental e Ensino de Biologia. Atua como Membro do Corpo Editorial de Revistas Nacionais e Internacionais. Atualmente lidera o grupo de pesquisas institucionais/CNPq: Grupo de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos do Nordeste-UFRPE e é Curador da Coleção Científica Herpetológica e Paleoherpetológica da UFRPE e da coleção de Hirudineos da UFRPE. CRBIO: 36.658/5-D e CTF IBAMA/SISBIO: 467810.

Downloads

Publicado

04.05.2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIAÇÃO DO RUÍDO AMBIENTAL NO CAMELÓDROMO DA CIDADE DE RECIFE E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE DOS TRABALHADORES. (2017). Nucleus, 14(1), 5-16. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1689

Artigos Semelhantes

21-30 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)