AVALIAÇÃO DE INSALUBRIDADE SOBRE AGENTES QUÍMICOS EM UM LABORATÓRIO DIDÁTICO DE ENGENHARIA MECÂNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14179100

Palavras-chave:

Hidrocarbonetos, Insalubre, Legislação Trabalhista, Saúde Ocupacional

Resumo

A segurança e a saúde ocupacional dos trabalhadores são questões que foram estudadas ao longo da evolução da sociedade. Muitos tipos de operações e atividades oferecem riscos de danos à saúde, e aquelas que exponham os empregados a agentes nocivos acima de determinados limites de tolerância fixados pela natureza, intensidade ou tempo de exposição são classificadas como insalubres. Um dos grandes problemas de saúde ocupacional encontrados nos mais variados segmentos de empresas é a exposição a agentes químicos, que podem penetrar no organismo humano através da inalação, ingestão ou contato com a pele causando diversos efeitos adversos como irritações, intoxicações, câncer, entre outros. Este presente trabalho apresenta um estudo sobre o ambiente ocupacional de um laboratório didático de engenharia mecânica de uma universidade pública federal brasileira nas atividades desenvolvidas pelo servidor técnico de laboratório. Foram identificados os agentes químicos a que o trabalhador está exposto e analisadas as legislações brasileiras vigentes sobre o tema. Das atividades desempenhadas, 4 delas foram classificadas como insalubres e foi concluído que o servidor técnico de laboratório possui direito à um adicional de 20% sobre o salário base. Medidas corretivas foram pospostas na tentativa da neutralização dos riscos ou proteção contra seus efeitos, porém a alternativa viável de implementação foi a utilização de Equipamentos de Proteção Individual por parte do servidor, o que por si só não exime o empregador do pagamento do adicional de insalubridade.

Biografia do Autor

  • Leandro Ribeiro Alves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

    Cursando Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Possui Bacharelado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Talentos Humanos - FACTHUS (2019) e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Educamais (2021). Atualmente é Técnico em Refrigeração na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Tem experiência na área de engenharia mecânica, com ênfase em refrigeração, climatização e metrologia.

  • Raphael Silva Lins, Instituto Federal de Goiás - IFG

    Doutorando em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Bacharel em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Talentos Humanos (FACTHUS),possui especialização em engenharia e segurança do trabalho, possui especialização em Docência Universitária e Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Atualmente é docente universitário da Faculdade Talentos Humanos - FACTHUS. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica atuando principalmente nos seguintes temas: materiais, projetos, usinagem, metrologia, soldagem, pneumática e hidráulica. Trabalha como Técnico em Mecânica na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

  • Dr. Marcos Massao Shimano, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

    Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (1997), mestre em Bioengenharia pela Universidade de São Paulo (2001) e doutor em Ciências do Sistema Musculoesquelético pelo Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é docente do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e do Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica da UFTM. Realiza pesquisas nas áreas de Projetos mecânicos, Análise do Comportamento Mecânico de materiais e estruturas, Biomecânica do aparelho locomotor, Desenvolvimento de tecnologia assistiva, Impressão 3D Compósitos e Microestruturas de Materiais.

Downloads

Publicado

31.10.2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIAÇÃO DE INSALUBRIDADE SOBRE AGENTES QUÍMICOS EM UM LABORATÓRIO DIDÁTICO DE ENGENHARIA MECÂNICA. (2024). Nucleus, 21(2). https://doi.org/10.5281/zenodo.14179100

Artigos Semelhantes

81-90 de 124

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.