ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DOS CONTOS DE FADAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Authors

  • Fabiana Aparecida Nogueira Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
  • Sueli Silva Gorricho Costa Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1612

Keywords:

Literatura infantil. Educação. Ludicidade. Autoria.

Abstract

Este trabalho tem como objetivo apresentar as características do Conto de Fadas tais como fantasia, conflitos existenciais, densidade, entre outros. Discutir a importância da literatura infantil no âmbito escolar, como as possíveis contribuições, suas implicações na infância, o desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo da criança, polissemia. Dessa forma, esta pesquisa é fundamentada em teóricos que discutem e enfatizam a contribuição dos contos de fadas, bem como a criança em relação a ele e como a ela pode se desenvolver. Para isso a análise realizada contempla uma sala de 2° ano do ensino fundamental 1, utilizando-se da coleta de dados por meio de contação de história e observação, 20 ilustrações, 19 desenhos feitos pelos alunos e o questionário respondido pela docente da sala, que são analisados posteriormente. Os resultados apontam que de fato os contos de fadas utilizados pedagogicamente em sala de aula podem contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento dos alunos.

Author Biographies

  • Fabiana Aparecida Nogueira, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
    Graduada em Pedagogia.
  • Sueli Silva Gorricho Costa, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava
    Professora Mestre da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava, nos cursos de Letras e Pedagogia.

Published

2016-10-31

Issue

Section

Articles

How to Cite

ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DOS CONTOS DE FADAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. (2016). Nucleus, 13(2), 39-54. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1612

Similar Articles

1-10 of 313

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>