ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DOS CONTOS DE FADAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1612Keywords:
Literatura infantil. Educação. Ludicidade. Autoria.Abstract
Este trabalho tem como objetivo apresentar as características do Conto de Fadas tais como fantasia, conflitos existenciais, densidade, entre outros. Discutir a importância da literatura infantil no âmbito escolar, como as possíveis contribuições, suas implicações na infância, o desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo da criança, polissemia. Dessa forma, esta pesquisa é fundamentada em teóricos que discutem e enfatizam a contribuição dos contos de fadas, bem como a criança em relação a ele e como a ela pode se desenvolver. Para isso a análise realizada contempla uma sala de 2° ano do ensino fundamental 1, utilizando-se da coleta de dados por meio de contação de história e observação, 20 ilustrações, 19 desenhos feitos pelos alunos e o questionário respondido pela docente da sala, que são analisados posteriormente. Os resultados apontam que de fato os contos de fadas utilizados pedagogicamente em sala de aula podem contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento dos alunos.Downloads
Published
2016-10-31
Issue
Section
Articles
License
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.How to Cite
ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DOS CONTOS DE FADAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. (2016). Nucleus, 13(2), 39-54. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1612