ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DOS CONTOS DE FADAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores/as

  • Fabiana Aparecida Nogueira Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
  • Sueli Silva Gorricho Costa Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1612

Palabras clave:

Literatura infantil. Educação. Ludicidade. Autoria.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo apresentar as características do Conto de Fadas tais como fantasia, conflitos existenciais, densidade, entre outros. Discutir a importância da literatura infantil no âmbito escolar, como as possíveis contribuições, suas implicações na infância, o desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo da criança, polissemia. Dessa forma, esta pesquisa é fundamentada em teóricos que discutem e enfatizam a contribuição dos contos de fadas, bem como a criança em relação a ele e como a ela pode se desenvolver. Para isso a análise realizada contempla uma sala de 2° ano do ensino fundamental 1, utilizando-se da coleta de dados por meio de contação de história e observação, 20 ilustrações, 19 desenhos feitos pelos alunos e o questionário respondido pela docente da sala, que são analisados posteriormente. Os resultados apontam que de fato os contos de fadas utilizados pedagogicamente em sala de aula podem contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento dos alunos.

Biografía del autor/a

  • Fabiana Aparecida Nogueira, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
    Graduada em Pedagogia.
  • Sueli Silva Gorricho Costa, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava
    Professora Mestre da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava, nos cursos de Letras e Pedagogia.

Publicado

2016-10-31

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DOS CONTOS DE FADAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. (2016). Nucleus, 13(2), 39-54. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1612

Artículos similares

1-10 de 313

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>