Análise do comportamento caronista no comércio eletrônico
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1447Palabras clave:
Comércio eletrônico, Comportamento caronista, E-consumidor.Resumen
Esta pesquisa teve como objetivo analisar se os fatores que explicam a adoção do comércio eletrônico são também capazes de explicar o comportamento caronista dos e-consumidores. Para atingir o objetivo proposto, foi realizado um levantamento de campo, com amostra composta por 307 indivíduos. Para a análise dos dados, utilizou-se a Análise Fatorial Exploratória e a Análise de Regressão Múltipla. A partir dos resultados obtidos nas análises estatísticas, constatou-se que existem alguns fatores que motivam a adoção do comércio eletrônico e que influenciam diretamente a adoção do comportamento caronista, sendo eles (1) a percepção de que é possível encontrar preços mais baixos nas compras realizadas pela Internet, (2) a percepção de maior conveniência nas compras efetuadas online, (3) a percepção reduzida de risco associada ao e-commerce, e (4) a pré-disposição em buscar mais informações prévias em redes sociais, com terceiros que fazem dos grupos sociais com os quais se possui contato ou com base em experiências anteriores.Descargas
Publicado
2016-04-30
Número
Sección
Artículos
Licencia
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.Cómo citar
Análise do comportamento caronista no comércio eletrônico. (2016). Nucleus, 13(1), 327-342. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1447