Análise do comportamento caronista no comércio eletrônico

Autores/as

  • Harrison Bachion Ceribeli Universidade Federal de Ouro Preto
  • Gabriel Manthay Conte Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1447

Palabras clave:

Comércio eletrônico, Comportamento caronista, E-consumidor.

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo analisar se os fatores que explicam a adoção do comércio eletrônico são também capazes de explicar o comportamento caronista dos e-consumidores. Para atingir o objetivo proposto, foi realizado um levantamento de campo, com amostra composta por 307 indivíduos. Para a análise dos dados, utilizou-se a Análise Fatorial Exploratória e a Análise de Regressão Múltipla. A partir dos resultados obtidos nas análises estatísticas, constatou-se que existem alguns fatores que motivam a adoção do comércio eletrônico e que influenciam diretamente a adoção do comportamento caronista, sendo eles (1) a percepção de que é possível encontrar preços mais baixos nas compras realizadas pela Internet, (2) a percepção de maior conveniência nas compras efetuadas online, (3) a percepção reduzida de risco associada ao e-commerce, e (4) a pré-disposição em buscar mais informações prévias em redes sociais, com terceiros que fazem dos grupos sociais com os quais se possui contato ou com base em experiências anteriores.

Biografía del autor/a

  • Harrison Bachion Ceribeli, Universidade Federal de Ouro Preto
    Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEARP-USP) Vice-Diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA-UFOP) Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Gabriel Manthay Conte, Universidade Federal de Ouro Preto
    Graduado em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Publicado

2016-04-30

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Análise do comportamento caronista no comércio eletrônico. (2016). Nucleus, 13(1), 327-342. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1447

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