DESAFIOS E CONQUISTAS DA PEDAGOGIA HOSPITALAR: A CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA HOSPITALIZADA EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO

Autores/as

  • Andreza da Silva Barbosa FE/FFCL
  • Priscila Alvarenga Cardoso Gimenes Universidade Federal de São Carlos Faculdade de Filosofia, Ciências e letras de Ituverava http://orcid.org/0000-0002-3170-4604

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.2854

Palabras clave:

Oncologia pediátrica. Práticas pedagógicas. Ação educativa.

Resumen

A Pedagogia Hospitalar refere-se ao conjunto de ações pedagógicas desenvolvidas no ambiente hospitalar em prol do processo de aprendizagem da criança hospitalizada possibilitando que ela não perca o vínculo com a instituição escolar que frequenta. Com o objetivo de contribuir com a construção de conhecimentos sobre este campo de atuação do pedagogo, a pesquisa busca apresentar e discutir as ações da pedagogia hospitalar destinadas a crianças em tratamento oncológico. Para tanto conta com uma pesquisa de campo realizada no Hospital AC Camargo Center, instituição de referência no tratamento oncológico e na oferta de atendimento educacional aos pacientes e que abriga uma das primeiras instituições de ensino fundada em um hospital do país, por meio da aplicação de questionários aos professores e a gerente educacional da instituição. Com a pesquisa foi possível constatar que o atendimento educacional desenvolvido junto a crianças em tratamento oncológico precisa considerar as especificidades da doença e do tratamento, visto que este é longo, invasivo e doloroso, sendo de fundamental importância a parceria com a equipe médica e com a família da criança. É relevante adequar as atividades à sua condição física e emocional, que sejam motivadoras e possibilitem que ela vivencie momentos prazerosos, sendo fundamental que os profissionais da educação que atuam nesta área possuam formação específica e se identifiquem com este trabalho. A atuação da pedagogia hospitalar junto a crianças em tratamento oncológico tem apresentado resultados positivos e merece atenção dos governantes na elaboração de políticas públicas que ampliem este atendimento.

Publicado

2017-10-30

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

DESAFIOS E CONQUISTAS DA PEDAGOGIA HOSPITALAR: A CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA HOSPITALIZADA EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO. (2017). Nucleus, 14(2), 161-174. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2854

Artículos similares

1-10 de 564

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.