LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE PESSOA COM SURDEZ: GARANTIA DE APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM A PARTIR DA PRÁTICA SIGNIFICATIVA DA LÍNGUA

Autores/as

  • Alessandra Pereira Nascimento Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v9i2.756

Palabras clave:

Alfabetização, Letramento, Linguagem, Surdez

Resumen

O presente artigo tem como objetivo discutir a importância do letramento na educação de pessoa com surdez como garantia de apropriação da linguagem a partir da prática significante da língua. Procurou-se neste trabalho enfatizar o letramento como um “ponto de partida” no processo de transmissão de conhecimento e promoção do desenvolvimento cognitivo e social do surdo ressaltando as suas implicações no processo de alfabetização em contrapartida as possibilidades e recursos existentes no processo que facilitam o letramento de alunos com surdez, tornando prazerosa e possível a aprendizagem de forma efetiva e significativa, considerando a situação psicossocial do surdo e, principalmente, sua condição bilíngue e bicultural.

Publicado

2012-10-31

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE PESSOA COM SURDEZ: GARANTIA DE APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM A PARTIR DA PRÁTICA SIGNIFICATIVA DA LÍNGUA. (2012). Nucleus, 9(2). https://doi.org/10.3738/nucleus.v9i2.756

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