QUALIDADE E VIDA ÚTIL PÓS-COLHEITA DE LARANJA PERA RIO, TRATADAS OU NÃO COM CERA, DURANTE ARMAZENAMENTO.
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.2049Palavras-chave:
Citrus sinensis, Ácido Ascórbico, Perda de Massa Fresca, Acidez Titulável.Resumo
O objetivo deste trabalho é o de avaliar o uso da cera Aruá BR 18%, pura e diluída 1:1 (v/v) na manutenção da qualidade e na vida útil de laranjas Pera Rio durante armazenamento a 12±1°C, com 90-95% UR e à temperatura ambiente (18 a 25°C, com 57 a 71% UR). Para tal, as laranjas foram submetidas aos seguintes tratamentos: imersão, por 5 minutos em cera e secas ao ambiente(C); imersão durante 5 minutos em cera diluída na proporção 1:1 e secas ao ambiente (C1:1); imersão por 5 minutos em água corrente e seca ao ambiente (T). A qualidade foi avaliada através da perda de massa fresca, acidez titulável, sólidos solúveis e ácido ascórbico. Através dos resultados aqui obtidos, pode-se concluir que o uso de cera, principalmente, quando associados ao armazenamento refrigerado foi mais eficaz na redução de perda de massa fresca e no prolongamento da vida útil; os tratamentos proporcionaram ligeira variação na qualidade das laranjas. No geral, pode-se verificar que o uso de cera pode manter a qualidade das laranjas, principalmente quando associada ao armazenamento refrigerado.Downloads
Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
QUALIDADE E VIDA ÚTIL PÓS-COLHEITA DE LARANJA PERA RIO, TRATADAS OU NÃO COM CERA, DURANTE ARMAZENAMENTO. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 40. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2049