EFEITO DE FILME PLÁSTICO E CERA NA QUALIDADE DE LARANJAS ‘PERA RIO’, DURANTE ARMAZENAMENTO .

Autores

  • Junior Barrachi Cerqueira Faculdade Doutor Francisco Maeda, FE.
  • Maria Amalia Brunini Faculdade Doutor Francisco Maeda, FE.

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.2055

Palavras-chave:

Citrus sinensis. Sólidos Solúveis. Acidez titulável. Perda de Massa Fresca. Recobrimento.

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar o uso de embalagem, associada ou não a cera Aruá 18%, em laranjas ‘Pera Rio’, durante armazenamento à 12±1ºC, com 88-91% de UR e à temperatura ambiente (18-25ºC, com 57-71%UR). Para tal, as laranjas foram submetidas aos seguintes tratamentos: imersão, durante cinco minutos, em cera Aruá 18%, secas ao ambiente e, posteriormente, acondicionadas, em grupos de 4 frutas, em bandejas de poliestireno expandido revestidas externamente com filme plástico de PVC esticável e autoaderente de 14µ (CB), imersão, por 5 minutos, em água corrente de boa qualidade, secas ao ambiente e, posteriormente, acondicionadas em grupos de 4 frutas em bandejas de poliestireno expandido revestidas externamente com filme plástico de PVC esticável e autoaderente de 14µ (B), e imersão, por 5 minutos, em água corrente de boa qualidade, secas ao ambiente e não acondicionadas, que correspondeu ao tratamento testemunha (T). As características de qualidade avaliadas foram perda de massa fresca, acidez titulável, sólidos solúveis e ácido ascórbico. Pode-se concluir, pelos resultados obtidos, que os tratamentos, independente da temperatura de armazenamento, ocasionaram perda de massa fresca e interferiram nos teores de acidez titulável, sólidos solúveis e ácido ascórbico; o teor de ácido ascórbico diminuiu com o tempo de armazenamento; e que a associação filme plástico e cera proporcionaram maior redução na redução da perda de massa fresca.

Biografia do Autor

  • Junior Barrachi Cerqueira, Faculdade Doutor Francisco Maeda, FE.
    Acadêmico do curso de Engenharia Agronômica da Faculdade Doutor Francisco Maeda, Fundação Educacional de Ituverava, SP, Brasil, CEP = 14500-000.
  • Maria Amalia Brunini, Faculdade Doutor Francisco Maeda, FE.
    Professora Livre-docente e Doutora Aposentada da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias/UNESP, Campus de Jaboticabal e Professora Doutora da Fundação Educacional de Ituverava. Rua Coronel Flauzino Barbosa Sandoval, 1259, Ituverava, SP, Brasil, CEP = 14500-000. E-mail: brunini@feituverava.com.br.

Downloads

Publicado

2017-02-16

Edição

Seção

VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava

Como Citar

EFEITO DE FILME PLÁSTICO E CERA NA QUALIDADE DE LARANJAS ‘PERA RIO’, DURANTE ARMAZENAMENTO . (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 54. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2055

Artigos Semelhantes

1-10 de 486

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>