A IMPORTÂNCIA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA
Palavras-chave:
História em quadrinhos, Leitura, Sala de aula, Gênero textual.Resumo
Este estudo destaca as contribuições do gênero Histórias em Quadrinhos (HQs) para os alunos enquanto usado como recurso didático. O foco da pesquisa está voltado para entender a importância das histórias em quadrinhos na vida do leitor e para buscar formas e meios de inseri-las em sala de aula, a fim de facilitar o processo de ensino-aprendizagem e despertar o gosto pela leitura. Os seguintes aspectos são destacados: processo histórico das HQs (origem, denominações, estrutura, linguagem), o gênero HQs, os quadrinhos no espaço escolar e fundamentação teórica com a pesquisa de campo, que possibilitou verificar, de fato, buscando entender a importância desse gênero para a vida do aluno durante o processo educativo e buscar inseri-lo como material de estudo no espaço escolar. O trabalho vem relatar esses aspectos de uma forma clara e concisa, com o intuito de mostrar a riqueza desse gênero e formas de trabalho com os alunos, utilizando as HQs para obter resultados. Juntamente com os PCNs, alguns autores vêm destacar a qualidade do gênero e diversas áreas dos quadrinhos que podem e devem ser trabalhadas em sala, como linguagem oral, escrita, onomatopeias, gêneros, temas transversais, ou seja, várias áreas que precisam ser trabalhadas no ensino fundamental, e que estão presentes em um único material.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).