A IMPORTÂNCIA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA

Autores/as

  • Ana Paula Badagnani Morais Fundação Educacional de Ituverava
  • Lisângela Aparecida Guiraldelli Fundação Educacional de Ituverava

Palabras clave:

História em quadrinhos, Leitura, Sala de aula, Gênero textual.

Resumen

Este estudo destaca as contribuições do gênero Histórias em Quadrinhos (HQs) para os alunos enquanto usado como recurso didático. O foco da pesquisa está voltado para entender a importância das histórias em quadrinhos na vida do leitor e para buscar formas e meios de inseri-las em sala de aula, a fim de facilitar o processo de ensino-aprendizagem e despertar o gosto pela leitura. Os seguintes aspectos são destacados: processo histórico das HQs (origem, denominações, estrutura, linguagem), o gênero HQs, os quadrinhos no espaço escolar e fundamentação teórica com a pesquisa de campo, que possibilitou verificar, de fato, buscando entender a importância desse gênero para a vida do aluno durante o processo educativo e buscar inseri-lo como material de estudo no espaço escolar. O trabalho vem relatar esses aspectos de uma forma clara e concisa, com o intuito de mostrar a riqueza desse gênero e formas de trabalho com os alunos, utilizando as HQs para obter resultados. Juntamente com os PCNs, alguns autores vêm destacar a qualidade do gênero e diversas áreas dos quadrinhos que podem e devem ser trabalhadas em sala, como linguagem oral, escrita, onomatopeias, gêneros, temas transversais, ou seja, várias áreas que precisam ser trabalhadas no ensino fundamental, e que estão presentes em um único material.

Biografía del autor/a

  • Ana Paula Badagnani Morais, Fundação Educacional de Ituverava
    Graduada em Pedagogia pela FFCL
  • Lisângela Aparecida Guiraldelli, Fundação Educacional de Ituverava
    Doutora e Mestre em Estudos Linguísticos pela UNESP/São José do Rio Preto; Docente na FFCL nos cursos de Letras e Pedagogia

Publicado

2017-05-15

Número

Sección

I SEMINÁRIO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

Artículos similares

1-10 de 514

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.