Arte e Gênero na educação: a influência da ética na formação de docentes.
Palavras-chave:
Formação Docente, Arte, Gênero, SexualidadeResumo
A discussão da sexualidade e de gênero ainda é um tabu e gera bastante desconforto no professor. Abordar sexualidade e gênero em sala de aula é fazer valer a igualdade e respeito na sociedade e na escola que é o espaço onde se formam diversas relações sociais, e a discutir a temática é conscientizar o outro da diversidade que nos constitui. A pesquisa objetivou identificar como o docente trabalha a arte na educação relacionando a questão da sexualidade e gênero. Utilizamos a metodologia de cunho qualitativo por meio de desenhos e obras realizados pelos alunos de determinada escola pública, foram realizado vários encontros com esses alunos da pré-escola na educação infantil e nesses encontros eram realizados atividades com arte sobre sexualidade. Os dados analisados baseando-se na análise de conteúdo temática e em teóricos que debatem o tema evidenciaram que os docentes não trabalham as questões de sexualidade, gênero em sala de aula, pois ainda há um receio na abordagem do tema com as crianças, devido a influência religiosa, ensino tradicional, falta de conhecimento sobre o assunto pelo docente. A educação de uma forma geral, e especificamente, a educação infantil, necessita compreender que o uso da arte no universo escolar, precisa de uma aprendizagem não só intelectual, mas biopsicossocial, uma educação que o aluno seja o sujeito da aprendizagem, e usar a arte como uma metodologia para trabalhar temas como a sexualidade e gênero.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).