O PAPEL DO PROFESSOR E A POLITICA EDUCACIONAL BRASILEIRA
Palavras-chave:
Educação, professor, valorização, Pibid.Resumo
A situação do professor no ensino público brasileiro está em níveis críticos: baixos salários, jornadas duplas e muitas vezes triplas. Reforça-se também a falta de infraestrutura nas escolas públicas e também a grande desvalorização do docente por parte da sociedade.
Tudo isso torna cada vez mais desafiadora a execução das atribuições desse profissional: contribuir em conjunto com o Estado e a família para a formação do cidadão.
Considerando a fundamental importância dessa profissão, que, por natureza é a formadora de todas as outras, demonstra-se que uma maior valorização monetária e social é essencial para a melhora do ensino público.
Com o objetivo de demonstrar que o professor pode mudar a qualidade do ensino, temos como exemplo a experiência de campo do autor com o programa PIBID, Programa institucional de bolsa de iniciação à docência, bem como dados estatísticos sobre a educação brasileira e autores que discutiram o tema em outras publicações.
Referências
G1 - Professor estadual com licenciatura ganha em média R$ 16,95 por hora
Disponivel em http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/06/professor-estadual-com-licenciatura-ganha-em-media-r-1695-por-hora.html, (Acesso em 01/11/2016)
ORBIS, Diferença entre os ensinos público e privado no Brasil é grande barreira para vencer a desigualdade
Disponível em http://www.orbis.org.br/analise/8/diferenca-entre-ensinos-e-barreira-para-vencer-desigualdade, (Acesso em 01/11/2016).
A importância da qualidade de vida no trabalho e sua influência nas relações humanas
Disponível em http://www.fara.edu.br/sipe/index.php/anuario/article/view/144/128 (Acesso em 01/11/2016)
Lima, Eliseu Dos Santos. A ''qualidade'' da educação do Brasil: escola pública x escola particular.
Disponível em http://www.webartigos.com/artigos/a-qualidade-da-educacao-do-brasil-escola-publica-x-escola-particular/34891/ (Acesso em 01/11/2016)
FOREQUE. FLÁVIA, PATU. GUSTAVO - Gasto público em ensino atinge 6,6% do PIB, mas crise ameaça expansão
Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2015/04/1612236-gasto-publico-em-ensino-atinge-66-do-pib-mas-crise-ameaca-expansao.shtml (Acesso em 01/11/2016)
Elias.Vivian Carrer. Estudar Fora - Noruega: país da qualidade de vida tem ensino gratuito para estrangeiros
Disponível em https://www.estudarfora.org.br/noruega-pais-da-qualidade-de-vida-tem-ensino-gratuito-para-estrangeiros/ (Acesso em 01/11/2016)
Gomes, Ricardo Meza. Importância do pibid na escola: presença necessária para formação docente
Disponível em http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1404397149_ARQUIVO_ArtigoEubia.pdf (Acesso em 01/11/2016)
FACCI, M. G. D. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo critico comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia Vigotskiana. Campinas, SP: 2004.
Pizzani. Luciana, Silva. Rosemary Cristina da, Bello. Suzelei Faria, Hayashi. Maria Cristina Plumbato Innocentini - A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento.
Disponível em http://www.brapci.ufpr.br/brapci/_repositorio/2015/12/pdf_f62f0beea2_0000012591.pdf
CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Disponível em www.capes.gov.br
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).