A NÃO CONFORMIDADE CONSTITUCIONAL DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL: OS RETROCESSOS DA POLÍTICA AMBIENTAL BRASILEIRA

Autores

  • Luis Pedro Rosa da Silva Faculdade Doutor Frâncisco Maeda - FAFRAM
  • Vanessa Lima Bomfim Universidade de São Paulo.
  • Wander de Bortoli Pereira Faculdade Doutor Francisco Maeda - FAFRAM

Palavras-chave:

Novo Código Florestal. Inconstitucionalidade. Retrocesso socioambiental.

Resumo

O Novo Código Florestal Brasileiro”, Lei nº 12.651 foi aprovado em 2012 sob inúmeras controversas e críticas, contrapondo-se ainda às recomendações científicas de especialistas da área ambiental. A Nova lei altera mecanismos importantes para conservação dos ecossistemas, tornando-os mais suscetíveis ao desmatamento. Este trabalho objetiva investigar o tema a partir da seguinte questão de pesquisa geral: Há inconstitucionalidade na Lei nº 12.651/2012? Entre os objetivos específicos estão: contrastar os interesses de políticos ruralistas e de representantes do agronegócio com os argumentos de cientistas e especialistas em meio ambiente; verificar quais foram as mudanças e se contribuíram para o aumento do desmatamento; analisar a inconstitucionalidade das alterações. A pesquisa realizada através de metodologias como análise documental e revisão bibliográfica. Espera-se que os resultados possam contribuir para discussão crítica de um tema tão relevante para a sociedade e para preservação de várias formas de vida.

Biografia do Autor

  • Luis Pedro Rosa da Silva, Faculdade Doutor Frâncisco Maeda - FAFRAM
    Atualmente é Estagiário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Previamente também foi Estagiário do Departamento Jurídico da Prefeitura Municipal de São Joaquim da Barra-SP. Graduando em Direito e Membro do Núcleo de Estudos Jurídicos (NEJ) da Faculdade Doutor Francisco Maeda(FAFRAM). Concluiu 6 ciclos do curso de Graduação em Psicologia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(UNESP). Tem experiência prática e teórica nas áreas de Línguas e Oratória, já tendo atuado como Professor de Inglês, ministrando aulas do idioma em duas unidades diferentes do Centro de Cultura Anglo-Americana(CCAA) e atuou como Monitor de Oratória nos Workshops presenciais e práticos da empresa Mosaico21: Desenvolvimento Humano. 
  • Vanessa Lima Bomfim, Universidade de São Paulo.
    Mestra em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP); Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Franca (UNIFRAN); Pós-graduada em Educação Ambiental pela Faculdade São Luís; Pós-graduada em Ciência Ambiental com ênfase em Gestão pela Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Wander de Bortoli Pereira, Faculdade Doutor Francisco Maeda - FAFRAM
    Pós-Doutor em Criminologia, Pós-Doutor em História do Direito: Filosofia e Constituição; Doutor e Mestre pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Especialista em Direito e Processo do Trabalho, em Direito Público e Filosofia do Direito; Professor da Faculdade de Direito Dr. Francisco Maeda (FAFRAM).

Referências

CÂMARA NOTÍCIAS. Novo Código Florestal contribuiu para aumento do desmatamento, diz ministro. 05/07/2017 - 13h32. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/meio-ambiente/537437-novo-codigo-florestal-contribuiu-para-aumento-do-desmatamento,-diz-ministro.html>. Acesso em: 15 de agosto de 2018.

CONSERVAÇÃO Internacional. O Corredor central da Mata Atlântica: uma nova escala de conservação da biodiversidade. Brasília: Conservação Internacional, Ministério do Meio Ambiente, 2006. 46 p.

DECRETO Nº 23.793. De 23 de janeiro de 1934. Disponível em<http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-23793-23-janeiro-1934-498279-publicacaooriginal-78167-pe.html>. Acesso em: 15 de agosto de 2018.

DOCUMENTÁRIO: A Lei da água - Novo Código Florestal., Brasil, 2014, 78? Produção: Cinedelia, em coprodução com O2 Filmes Distribuição: O2 Play. Direção: André D’Elia.

FIGUEIREDO, G.J.P.de; LEUZINGER, M.D. Anotações acerca do processo legislativo da reforma do código florestal. BuscaLegis.ccj.ufsc.br. Postado em mar. 2011. Disponível em: <http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/anota%C3%A7%C3%B5es-acerca-do-processo-legislativo-de-reforma-do-c%C3%B3digo-florestal> Acesso em: 30 set. 2018.

FONSECA, João José Saraiva. Metodologia Científica. Centro de Educação da UECE – Universidade Estadual do Ceará. 2002. Disponível em: <http://197.249.65.74:8080/biblioteca/bitstream/123456789/716/1/Metodologia%20da%20Pesquisa%20Cientifica.pdf> Acesso em: 30 set. 2018.

MASCARI, F. Meio ambiente perde com efetivação do novo Código Florestal, diz especialista. RBA. Publicado em: 01/03/2018. Disponível em: <https://www.redebrasilatual.com.br/ambiente/2018/03/meio-ambiente-sai-perdedor-com-o-novo-codigo-florestal-diz-especialista>. Acesso em: 15 de agosto de 2018

PRIMACK, R. B.; RODRIGUES, E. Biologia da Conservação. Londrina: Planta, 2001. 328 p.

SOS FLORESTAS. Entenda o que está em jogo com a reforma da nossa legislação ambiental. Realização SOS Florestas. Apoio WWF.

VALADÃO, M.A.DE O.; E ARAÚJO, P.S. A (dis)junção socioambiental da propriedade no novo código florestal brasileiro: uma análise à luz da órbita econômica constitucional. Revista Direito Ambiental e Sociedade, v. 3, n.1, 2013 (p.139-172).

Downloads

Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

VII Congresso de Iniciação Científica da FE

Artigos Semelhantes

1-10 de 19

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.