O PAPEL DO MINSTÉRIO PÚBLICO NA REPARAÇÃO DE DANO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO E A IMPORTÂNCIA DO RESSARCIMENTO DE VALORES PARA A SOCIEDADE
Palavras-chave:
Ação Civil Pública. Patrimônio Público. Termo de Ajustamento de Conduta. Inquérito Civil. Prejuízo ao Erário. Corrupção. Ressarcimento. Reparação.Resumo
Trata-se de uma análise bibliográfica e documental sobre os meios de proteção ao patrimônio público concedidos pela Constituição Federal ao Ministério Público, passando pela origem, desenvolvimento e conceituação da competência do órgão, sua forma de atuação, casos icônicos e sua importância na repressão à corrupção e no ressarcimento de valores aos cofres públicos.Referências
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 27 de setembro 2018.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos. Lei nº 7.347 de 1985. Disponível em< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7347orig.htm>. Acesso em 27 de setembro de 2018.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos. Lei nº 8.429 de 1992.Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8429.htm>. Acesso em 27 de setembro de 2018.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Recurso Extraordinário nº 852.475./SP – São Paulo. Relator: Ministro Alexandre de Moraes. Disponível em: < http://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=4670950>. Acesso em: 27 de setembro 2018.
MAZZILLI, Hugo N: Manual do Promotor de Justiça. 2.Ed.,São Paulo: Saraiva, 1991. Disponível em< http://www.mazzilli.com.br/pages/livros/manualpj.pdf> Acesso em 27 de setembro de 2018.
COSTA, Leonel Carlos da. Termo de ajustamento de conduta (TAC) e algumas observações sobre o seus limites. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 19, n. 4140, 1 nov. 2014. Disponível em: < https://jus.com.br/artigos/30469/termo-de-ajustamento-de-conduta-tac-e-algumas-observacoes-sobre-o-seus-limites>. Acesso em: 27 de setembro de 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).