GOOGLE STREET VIEW: UM ESTUDO DEDUTIVO A LUZ DO DIREITO À IMAGEM E PRIVACIDADE
Palavras-chave:
Constituição. Direitos Individuais. Google. Responsabilidade Civil.Resumo
O serviço do Google chamado Street View é considerado um preocupante serviço por não assegurar os direitos à imagem e à privacidade, inerentes à pessoa humana. A intimidade, englobando imagem e privacidade, é algo muito relevante para os indivíduos, principalmente aqueles que se sentem atingidas por este serviço, que por um lado é de grande ajuda para muitos que não têm a oportunidade de se locomoverem afim de conhecerem outros lugares, mas por outro atinge este direito tão valioso para todos. Neste estudo, ficou demonstrado que ninguém tem o direito de divulgar dados, inclusive fotos, sem atingir este direito essencial, somente por interesse público, e seguindo a legislação vigente, é que a intimidade e a privacidade poderão ser divulgadas, mas sempre com o controle do judiciário.Referências
TAVARES, André Ramos. Curso de direito constitucional - 15ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2017.
MENDES, G. F.; COELHO, I. M.; BRANCO, P. G. G. Curso de Direito Constitucional - 12ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
STOCCO, Rui. Tratado de Responsabilidade Civil – Doutrina e Jurisprudência - 10ª edição São Paulo: Editora RT, 2014.
GOOGLE MAPS – GOOGLE STREET VIEW. Google Maps e Google Street View. Disponível em http://maps.google.com .
Downloads
Publicado
2018-11-19
Edição
Seção
VII Congresso de Iniciação Científica da FE
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
GOOGLE STREET VIEW: UM ESTUDO DEDUTIVO A LUZ DO DIREITO À IMAGEM E PRIVACIDADE. (2018). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 3(3). https://nucleus.feituverava.com.br/index.php/eventoscientificos/article/view/3333