GUERRAS HUMANITÁRIAS, NO MUNDO ATUAL
Palavras-chave:
Direitos Humanos. Direito Constitucional. Guerras. Paz. ONU.Resumo
O termo “Guerras Humanitárias” é fácil de se conceituar, mas a própria “Guerra Humanitária” concretamente é muito difícil, pois as condutas humanas nestas guerras não levam a verdadeira importância de um Direito Humanitário para as trincheiras, já que em muito, as ditas “Guerras Humanitárias” nem passam pelo crivo da instituição mais importante: O Conselho de Segurança da ONU. A Carta de são Francisco que criou a ONU concretiza uma norma proibitiva da guerra, a guerra já não é mais forma lícita e jurídica de impor direito, a guerra é ilegal. Isto criou uma “soberania internacional irresponsável” onde as potências mundiais lideradas pelos Estados Unidos da América dispensa a autorização do Conselho de Segurança da ONU e desencadeia operações bélicas contra governos tidos como inimigos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).